Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Barragem de Baynes vai gerar mais de 800 megawatts de energia

     Economia              
  • Namibe • Domingo, 24 Setembro de 2023 | 17h21
Vista parcial de uma barragem (Arquivo)
Vista parcial de uma barragem (Arquivo)
Francisco Miúdo-ANGOP

Moçâmedes - A futuro barragem hidroeléctrica, a ser construída na bacia do rio Cunene, vai gerar 860 megawatts de potência de energia instalada, deu a conhecer o coordenador do projecto, Manuel Catumbela.

Em declarações à ANGOP no final da visita do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, ao troço que vai ligar a futura Barragem de Baynes, o coordenador do projecto disse estar em fase de actualização de estudo, e, posteriormente, seguem-se os modelos de avaliação para o arranque  previsto para 2024.

Manuel Catumbela disse que a visita multissectorial ao troço, que vai ligar Moçâmedes à barragem do Baynes, no município do Tômbwa, num percurso de cerca de 300 quilómetros, teve como objectivo a avaliação, no local, das questões técnicas para que se tenha uma  construção segura da infra-estrutura energética.

“Com este troço todo intervencionado, em termos de estrada, poderemos ter assim facilidade na transportação de todo o equipamento para a construção da barragem de Baynes, que chegará via Porto do Namibe, até a foz do rio Cunene e permitir que os trabalhos, na devida altura, correm sem sobressaltos”, disse.

Conforme o responsável, o  projecto, para além de produzir energia eléctrica para  Angola e Namíbia, vai também criar empregos.

Manuel Catumbela salientou que o projecto inclui uma barragem de betão de 200 metros compactada, com uma capacidade instalada para a produção 860 megawatts, gerado a  partir de quatro grupos geradores de 215 megawatts cada  um.

Para colmatar o regime de pico ou seja  regime de  operação de Baynes, segundo a explicação do coordenador, será projectada a construção de uma segunda barragem, a de realização das descargas de caudais, que serão observados nas horas de ponta. “Estas descargas terão um impacto negativo ambiental  e para tal foi projectada a barragem de regularização que servirá para mitigar essas cargas“, reforçou.

Nessa barragem de regularização também será instalada uma central com três unidades de seis megawatts, perfazendo um total de 18 megawatts, que vão juntar-se aos 860, totalizando assim 876 megawatts de potência para esta barragem de Baynes, segundo o responsável. FA/SC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+