Lobito – A coordenadora das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, visitou nesta segunda-feira o Porto do Lobito, para fortalecer a parceria existente entre aquela organização Internacional e a referida empresa, soube a ANGOP.
Em declarações à imprensa, Zahira Virani afirmou que, entre outros assuntos, conversou com o Conselho de Administração sobre a luta contra a corrupção, os direitos humanos e a protecção do ambiente, já que o Porto faz parte do pacto global das Nações Unidas.
O plano integrado do sistema da ONU para o desenvolvimento do eixo Lobito/Luanda, do qual o Porto tem grande responsabilidade, também foi tido em conta no encontro.
“Estou há poucos meses em Angola e escolhi como primeira visita fora de Luanda, a província de Benguela, para verificar a execução de alguns projectos da ONU, tanto na cidade de Benguela como na do Lobito”, explicou.
Na sua opinião, o Porto tem grande probabilidade de atingir a excelência, apesar dos desafios que ainda tem pela frente.
Além do vídeo institucional que mostra como está estruturada a empresa, verificou no terreno o funcionamento dos terminais de carga geral, de mineiro e do Porto seco.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administraçãoda empresa portuária, Celso Rosas, afirmou que a visita de Zahira Virani esteve acima da expectativas e, segundo ele, a sua equipa está a estudar os mecanismos para encontrar os apoios de que precisam com objectivo de tornar o Porto numa empresa de referência a nível internacional.
O apoio para formação de quadros está assegurada, segundo Celso Rosas.