Réveillon: Mussulo e Barra do Cuanza podem receber mais de 10 mil turistas

     Economia              
  • Luanda • Terça, 27 Dezembro de 2022 | 17h00
Ilha do Cabo com fraca aderência de banhistas
Ilha do Cabo com fraca aderência de banhistas
Domingos Cardoso

Ramiros - Mais de 10 mil turistas, entre nacionais e estrangeiros, são esperados, nesta passagem de ano, nas regiões turísticas do Mussulo e da Barra do Cuanza, soube a ANGOP da comissão multissectorial de asseguramento da quadra festiva na orla marítima.

Mussulo e Barra do Cuanza são duas comunas dos municípios de Talatona e Belas, respectivamente, situadas a Sul da província de Luanda, muito apreciadas por turísticas, devidos as suas praias, gastronomia e serviços de restauração.

Em 2021, estas regiões, muito procuradas neste período da quadra festiva, não receberam turistas devido ao Estado de Calamidade decretado pelo Governo angolano devido à pandemia da Covid-19.

 Sobre o asseguramento das festas de fim de ano na orla marítima, o delegado da Capitania do Porto de Luanda na região, Adão Cassongo, disse à ANGOP que estão criadas as condições para uma transição em segurança dos turistas.

O responsável disse que os visitantes começarão a chegar em grande número apenas nos dias 29, 30 e 31 (quinta, sexta-feira e sábado) para o Reveillon, sendo por isso considerado os períodos mais agitados, pois exige mais cuidados da fiscalização na travessia das embarcações.

De acordo com as normas, as embarcações são inspeccionadas diariamente e devem ter no mínimo sete metros de cumprimento, não exceder o número de passageiros, coletes salva-vidas, remos, bem como os tripulantes devem estar habilitados com licença de navegação ou cédulas.

Em relação às normas da administração marítima, explicou, as embarcações começam a circular a partir das 5h30 minutos às 18h45.

 As festas de passagem de ano nestas regiões são feitas em habitações particulares, clubes e resorts.

Entretanto, numa ronda feita pela ANGOP, constatou-se que uma diária simples, num resort com mata-bicho (pequeno-almoço), custa 55 mil kwanzas, e acompanhado, o dobro com as três refeições diárias incluídas.

Um passeio de barca até três milhas (dois quilómetros), das 07 horas as 15h, numa embarcação de seis lugares custa cerca de 70 mil kwanzas.

Tendo em conta a procura dos serviços de transportes marítimos naquelas paragens, nesta época do ano, a empresa Secil Marítima meteu à disposição um catamarã com 350 lugares, que está a fazer nove frequências diárias.

 A Ilha do Mussulo está localizada a Sul da província de Luanda, sendo uma restinga envolvida por uma série de pequenas ilhas. Do lado continental, de águas calmas apropriadas para a prática de desportos náuticos, existem complexos turísticos e uma enorme quantidade de coqueiros.

 Do lado oceânico, com o mar de águas limpas, mais agitado, existem praias de areia branca e quase desérticas, habitadas apenas por pescadores nativos.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+