Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Munícipes querem Agências Bancárias no Ngonguembo

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quinta, 16 Janeiro de 2025 | 13h49
Posto de autoatendimento do Banco Millennium em Malanje
Posto de autoatendimento do Banco Millennium em Malanje
Nelson Costa

Ndalatando- Cidadãos no município do Ngonguembo, província do Cuanza Norte solicitaram a instalação de Agências Bancárias na circunscrição, com vista a permitir transacções monetárias e contribuir no desenvolvimento económico e social da localidade.

Em declarações à imprensa, sobre a situação sócio-económica da região, alguns munícipes consideraram que a par destas vantagens, a existência da Banca, fará com que os funcionários públicos deixem de se deslocar para outras localidades para efectuar levantamento de salários e outras operações, evitando também o absentismo no local de trabalho.

A munícipe Isabel Nogueira é de opinião que numa primeira fase, as instituições bancárias podem optar pela instalação de Terminais de Pagamento Automático (ATM) ou por correspondentes bancários.

Para Domingos António, a falta de Bancos em Ngonguembo faz com que muitos munícipes, sobretudo idosos, sejam obrigados a pagar serviços de moto-táxi para fazer levantamento dos ordenados ou pensões em outras localidades.

Entretanto, o administrador municipal de Ngonguembo, Manuel Gaspar, disse que face à situação, a Direcção Regional Norte do Banco Nacional de Angola (BNA), está a trabalhar na criação de condições para instalações de Agências Bancárias a nível local.

Por outro lado, reiterou que a concretização desse desiderato passa necessariamente por investimentos privados em infra-estruturas económicas, que venham a concorrer para o desenvolvimento económico da região e dar resposta aos anseios da população.

A par de Ngonguembo, os municípios da Banga, Bolongongo, Aldeia Nova, Torreiro, Caculo Cabança, Massangano, Cêrca, Tango e Luinga, também carecem dos serviços da Banca.

Com três comunas (sede, Camame e Cavunga), Ngonguembo tem a sede na cidade de Quilombo dos Dembos e ocupa uma área de mil e 400 quilómetros quadrados, com uma população estimada em 37 mil habitantes.

A região é limitada a norte pelos municípios de Bula Atumba e Banga, a leste pelo Lucala, a sul com o Golungo Alto e a oeste com Pango Aluquém.

Actualmente, Cuanza Norte conta representações dos Bancos Sol, Angolano de Investimento (BAI), Internacional de Crédito (BIC), Comércio e Indústria (BCI), de Poupança e Crédito (BPC), Millenium Atlântico, Comercial Angolano (BCA) e de Fomento Angola (BFA), maioritariamente nas sedes municipais de Cazengo, Golungo Alto e Cambambe. IMA/NC/PBC

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+