Cidadãos de três municípios do Cuanza-Norte solicitam abertura de agências bancárias

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sábado, 13 Abril De 2024    17h35  
Vista parcial do Município do Bolongongo
Vista parcial do Município do Bolongongo
Diniz Simão-ANGOP

Ndalatando – Cidadãos nos municípios do Bolongongo, Quiculungo e Banga, província do Cuanza-Norte, solicitaram a instalação de agências bancárias nestas localidades para permitir a realização de operações financeiras.

Os munícipes, que falavam à imprensa, a propósito da visita do governador provincial, João Diogo Gaspar,  informaram que a falta de agências bancárias é um dos principais factores de absentismo dos funcionários públicos.

Deram a conhecer que para ter acesso a serviços bancários têm que se deslocar distante e gastar entre cinco a sete mil kwanzas no transporte.

Interpelado sobre a questão, o governador provincial João Diogo Gaspar informou que o Governo Provincial tem trabalhado com agências bancárias para resolver a questão.

Indicou que se está a trabalhar com responsáveis dos bancos Angolano de Investimentos (BAI), de Fomento Angola (BFA) e o de Investimento e Crédito  para instalar agências nestas localidades.

O governador deu conta que o problema de carência ou falta de agências bancárias regista-se também em outras localidades, inclusive no município sede, que precisa de mais multicaixas.

O governador João Diogo Gaspar visitou estas localidades para se inteirar sobre questões políticas, económicas e sociais.

Nas três localidades, presidiu o Conselho de Auscultação Municipal. IMA/AC





+