Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mundo reflecte em torno da alimentação

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 16 Outubro de 2024 | 10h45
1 / 2
Produtos do campo
Produtos do campo
Joaquim Tomás
2 / 2
Camponeses apostam na diversificação (Arquivo)
Camponeses apostam na diversificação (Arquivo)
DR

Luanda - Assinala-se esta quarta-feira (16 de Outubro) o Dia Mundial da Alimentação, ocasião que inspira, anualmente, uma campanha global da Organização das Nações Unidas (ONU) de consciencialização sobre a fome e a pobreza a nível global.

A efeméride ocorre sob o tema “Direito aos alimentos para um futuro e uma vida melhores”, numa altura em que boa parte da população mundial enfrenta ainda sérias dificuldades no acesso a alimentos e outras necessidades essenciais, ou seja, carece de bases sustentáveis que possam conduzir os povos à segurança alimentar, um desígnio das Nações Unidas e governos.

Internamente, o Executivo tem criado várias medidas de incentivo a produção local, bem como a possível transformação dos alimentos, no intuito de consolidar as bases para que o país seja autossuficiente do ponto de vista alimentar, sobretudo em relação aos produtos de amplo consumo.

Para o efeito, destaca-se, entre outros, o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), para acelerar a diversificação da produção nacional,  o Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (PLANAGRÃO) e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), este último o órgão da administração indirecta encarregue de conceder recursos financeiros às acções viradas para o desenvolvimento da produção alimentar camponesa e para o agro-negócio.

Na véspera desta importante data, cuja ONU estabeleceu por meio dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) um prazo para o fim de todas as formas da fome no mundo, o Governo manifestou contínua aposta em trabalhar para consolidar a reestruturação da economia nacional e aumentar a produção, particularmente de bens alimentares. 

A segurança alimentar, intrinsecamente ligada à efeméride, pode ser evidenciada pelo aumento da eficiência na produção agrícola e a redução de desperdícios de alimentos.

Nos seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ONU determina ser o combate contra a fome um desafio global e defende o fim de todas as formas da fome e desnutrição até 2030.

Estabelecendo que os governos e a sociedade civil devem aplicar acções de mitigação dessa grave situação que mata e afecta a qualidade de vida de tantas pessoas no mundo.

Dados indicam que actualmente, em todo mundo, cerca de 10 milhões de crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição aguda.

Recentemente, o Programa Mundial de Alimentos (PAM) advertiu que o total de pessoas que enfrentarão insegurança alimentar no mundo pode ser 30% superior às estatísticas de vítimas pelo mesmo motivo em 2020.

Celebrada pela primeira vez em 1981, a efeméride foi instituída com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro actual da alimentação mundial.

A data (16 de Outubro) foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. ML/VC



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+