Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Multinacional Rio Tinto inicia trabalhos de prospecção em Angola

     Economia              
  • Luanda • Domingo, 10 Setembro de 2023 | 18h26
Diamantes produzidos em Angola
Diamantes produzidos em Angola
Pedro Parente

Luanda - A multinacional australiana “Rio Tinto”, segunda maior empresa de minerais do mundo, iniciou recentemente os trabalhos de prospecção de kimberlitos e diamantes na comuna do Chiri, província da Lunda Norte, informou o seu director-geral, Canga Chaquivuila.

A referida fase de prospecção de quatro anos, na mina de 75 hectares e 108 kilómetros quadrados, resulta de um contrato de investimento mineiro no quimberlito do Chiri (Lunda-Norte), assinado entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a Endiama e a multinacional anglo-australiana Rio Tinto.

Em declarações à ANGOP, Canga Chaquivuila referiu que a fase de prospecção, que consiste em avaliar o terreno e seus recursos, pode ser prolongada por mais quatro anos, mediante renovação contratual.

Segundo o responsável, o contrato global de investimento atribui à sociedade um período de concessão de 35 anos, participações de 75 por cento para a multinacional e de 25 por cento para a diamantífera estatal angolana Endiama.

A  participação de Angola, por meio da diamantífera Endiama,  decorre  de investimentos de 14 milhões de dólares realizados na mina ao longo do tempo e empregues em trabalhos de perfuração, investigação geológica e mineira que permitiram aferir que se trata, de facto, de um quimberlito mineralizado.

O contrato permite a possibilidade da diamantífera angolana elevar a sua participação para 49 por cento, o que implicará uma redução na percentagem do capital da  multinacional, em cerca de 51 por cento.

Para o antigo gestor do Instituto Geológico de Angola, a várias descobertas  e ocorrências mineiras,  a entrada de uma empresa com a capacidade e o potencial do Rio Tinto, eleva a economia do sector e do país em compito geral, porquanto ser um conglomerado considerado como dos mais poderosos a nível mundial.

Para o antigo gestor do Instituto Geológico de Angola, a entrada de uma empresa com a capacidade e potencial da multinacional Rio Tinto contribui para a elevação da economia do país, mediante input no sector mineiro, uma vez que trata-se de um conglomerado com referência mundial.

O gestor sublinhou que o trabalho de prospecção em curso tem, entre outros, o condão de valorizar, cada vez mais, os recursos minerais do país.

 

Sobre a Rio Tinto

 

O grupo Rio Tinto é um conglomerado anglo-australiano com o escritório central em Londres, Reino Unido, que aposta na exploração de mineiros como o diamante, ferro, cobre, alumínio, carvão, dióxido de titânio, boro, talco e urânio.

O grupo possui operações em mais de 20 países de África, Europa, América do Sul, América do Norte e Oceânia, num investimento avaliado em mais de 147 bilhões de dólares.

Em Angola, o Rio Tinto pretende empregar na sua fase de mineração, período que sucede a prospecção, mais de dois mil trabalhadores, na sua maioria angolanos.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+