Mbanza Kongo – As mulheres rurais no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, solicitaram ao Governo à melhoria das vias de acesso às zonas de cultivo, para facilitar o escoamento dos produtos do campo para os grandes centros de consumo.
Durante um evento que decorreu sob o lema: “Promover o crescimento económico e sustentável da mulher no meio rural para combater a fome e a pobreza”, no âmbito do 15 de Outubro, Dia Internacional da Mulher Rural, as participantes pediram, também, às entidades competentes no sentido de agilizarem o processo de concessão de crédito bancário a favor dessa franja, bem como a distribuição de mais inputs agrícolas para aumentarem os níveis de produção.
Solicitaram, igualmente, a subvenção dos preços praticados no aluguer de máquinas (tractores) para o desbravamento de campos agrícolas, cujos valores cobrados transcendem a sua capacidade financeira.
Na ocasião, o administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes disse que nos últimos tempos o Executivo tem apostado na agricultura mecanizada e familiar, com o intuito de melhorar as condições de vida da mulher rural.
Fez saber que apesar de persistirem ainda algumas dificuldades no escoamento da produção, o governo continua empenhado na abertura de mais vias rurais, bem como na construção de pontecos que ligam às zonas de cultivo.
O Dia Internacional da Mulher Rural é celebrado anualmente a 15 de Outubro, com o objectivo de sublinhar a importância que a mulher rural tem na comunidade e o seu papel na actividade agrícola para o sustento da família.
Participaram no encontro mulheres rurais provenientes das seis comunas que compõem o município sede da província do Zaire, nomeadamente Luvo, Nkiende, Madimba, Kaluka, Kalambata e Sede. DMN/JL