Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Mulheres da Matala capacitadas em processamento de alimentos

     Economia              
  • Huíla • Quinta, 17 Outubro de 2024 | 16h38
Formação sobre processamento de alimentos na Matala
Formação sobre processamento de alimentos na Matala
Fernando Jamba

Matala – Treze mulheres agricultoras do município da Matala, na Huíla, frequentam desde hoje, quinta-feira, de uma acção formativa sobre processamento de produtos do campo, numa iniciativa da Administração local, em parceria com a ADRA.

Trata-se da primeira acção formativa do género, que visa abranger mais mulheres, cujo programa deve ser implementado durante dois anos.

A formadora e técnica da ADRA, Maria Franco, informou que a formação tem a duração de dois dias e é uma estratégia para garantir o desenvolvimento sustentável das comunidades agrícolas, melhorar a renda das famílias no âmbito do programa da segurança alimentar e nutricional.

Os produtos agrícolas transformados, segundo a activista, têm mais valor económico e durante a formação as mulheres vão aprender confeccionar bolos, sumos e doces, feitos de abobora, cenoura, batata-doce, assim como massa de tomate, acções que vão valorizar mais o seu esforço.

Na abertura da acção formativa, o administrador municipal adjunto para Área Politica, Social e da Comunidade na Matala, Artur José, informou que o município dispõe de vários produtos agrícolas que precisam de ser transformados, para evitar as perdas por falta de escoamento que afectam os produtores.

Com mais de 350 mil habitantes, a Matala dista a 180 quilómetros a Leste do Lubango, sendo que mais de 80 por cento de seus habitantes vive da agricultura e do comércio. MS





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+