Luena – Noventa e dois mil milhões de kwanzas é o valor projectado pelas autoridades para Moxico-Leste, província que se vai desmembrar do actual Moxico, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa (DPA) do país.
De acordo com o director do Gabinete Provincial de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE), Osvaldo Dias, que falava à imprensa, as verbas serão destinadas para custos correntes da Administração Pública e dos Programas de Investimento Público (PIP) e de Apoio ao Desenvolvimento.
Informou que o projecto de orçamento está a ser analisado pelas estruturas centrais, no quadro da preparação do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico 2025.
Relativamente ao actual território do Moxico, disse que contempla um projecto de orçamento avaliado em 150 mil milhões, com vista à implementação de diversos projectos sociais e garantiu o normal funcionamento das instituições.
Em Janeiro próximo, a actual província do Moxico passará de nove para 12 municípios, enquanto o Moxico Leste, que concentrará os territórios dos municípios do Alto Zambeze, Luau e Luacano, contará com nove municípios.
A actual vila de Cazombo será a capital da nova província do Moxico.
Com a aprovação da Lei da Nova Divisão Político-Administrativa, o país passou a ter 21 províncias e 326 municípios. TC/YD