Luena – Um programa de fomento da avicultura nos municípios, que prevê começar com dez mil crias de galinhas de espécie sul-africana, poderá ser implementado nos próximos dias na província do Moxico, numa iniciativa do Ministério da Agricultura e Pescas.
As cinco, de um primeiro lote, das dez mil crias já se encontram na província, desde terça-feira última (dia 20), estando a cumprir um período de quarentena na localidade de Sacassagem, para posterior distribuição às famílias seleccionadas nos nove municípios da província.
Em declarações hoje (quarta-feira) à imprensa, no acto de recepção das aves, o director do Gabinete Provincial da Agricultura do Moxico, António Maia Sandjesse, disse que ao todo a província prevê beneficiar de dez mil pintainhos de raça sul-africana, sendo que o segundo lote chega dentro de duas semanas.
O responsável disse que depois do devido cadastramento, as referidas galinhas vão ser distribuídas às famílias vulneráveis e com experiência na criação de aves já devidamente seleccionadas em todos municípios da província.
Quanto ao processo de distribuição, disse que cada família poderá receber entre 25 a 30 crias, que, após o processo de reprodução, poderão ser deduzidas numa quantia de 15 por cento para ser entregue às outras famílias.