Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Barragem do Luachimo começa a funcionar em pleno em Agosto

     Economia              
  • Lunda Norte • Segunda, 10 Julho de 2023 | 21h45
Turbinas da barragem do Luachimo
Turbinas da barragem do Luachimo
Hélder Dias-ANGOP

Dundo - A entrada em pleno funcionamento da barragem do Luachimo, na província da Lunda Norte, com capacidade para produzir 34 megawatts de energia eléctrica, está prevista para Agosto/Setembro deste ano, concluída que está a montagem das suas quatro turbinas.

A ANGOP apurou, durante uma visita da governadora da Lunda Norte, Deolinda Vilarinho, à referida infra-estrutura, que duas turbinas já produzem e fornecem 17 MW de energia eléctrica à cidade do Dundo, enquanto as demais, com a mesma capacidade, estão em fase de ensaios. 

A governadora foi informada que a entrada em pleno funcionamento do empreendimento está previsto para Agosto ou princípio de Setembro deste ano. 

Os empreiteiros explicaram que os cortes constantes de energia eléctrica que se registan no Dundo têm a ver com os ensaios das  máquinas.  

A governadora Deolinda Vilarinho recomendou rigor no cumprimento dos prazos estabelecidos para a conclusão da empreitada, tendo em conta a sua importância na atracção de investimentos privados, sobretudo para o sector industrial. 

Assegurou que com a conclusão do projecto, a província da Lunda Norte terá estabilidade no fornecimento de energia elétrica e reduzirá em grande medida os custos com os combustíveis. 

A empreitada, orçada em 212 milhões 310 mil e 22 dólares americanos, vai beneficiar cerca de 10.600 famílias.

Além da cidade do Dundo, a Hidroeléctrica do Luachimo vai também fornecer energia eléctrica aos municípios do Cambulo e Lucapa, incluindo as localidades de Fucauma, Cassanguidi, Luxilo e Calonda.

O projecto 

As obras compreenderam a reabilitação dos equipamentos mecânicos, execução de um novo circuito hidráulico dimensionado para 240 metros cúbicos de água por segundo, constituído por tomada de água, canal de adução, câmara de carga e canal de restituição.

Foi também construída uma nova subestação de 60 quilovolts e remodelada a estrada de acesso à barragem, incluindo a passagem para a central.

A nova infra-estrutura da central tem 35 metros de altura, o equivalente a um prédio de 11 andares, instalada numa área de 50 metros de extensão e 30 outros de secção transversal. 

O edifício da antiga central foi reabilitado para servir instituições de ensino técnico, perspectivando-se ser o primeiro museu do sector de energia em Angola.

A empreitada inclui a recuperação da linha de transporte de alta tensão de 85 quilómetros até à vila mineira do N´zagi, município do Cambulo, com um valor adicional avaliado em 40 milhões de dólares. 

A última etapa do projecto prevê o alargamento da rede de distribuição até à sede do Lucapa, incluindo a localidade de Calonda.

A linha de transporte vai também passar pelas localidades de Fucauma e Cassanguidi, tendo em consideração a existência de actividades económicas, sobretudo no sector da extracção mineira.HD





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+