Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Realçados esforços do Executivo para melhoria do ambiente de negócios

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 09 Maio de 2024 | 11h24
Secretário de Estado do MIREX, Domingos Vieira Lopes
Secretário de Estado do MIREX, Domingos Vieira Lopes
DR

Luanda – A visão do Executivo angolano sobre as facilidades de se apostar no mercado nacional foram aflorados, esta quarta-feira, em Abu Dhabi, no âmbito da Reunião Anual de Investimentos (AIM), que decorre, desde terça-feira, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

A abordagem coube ao secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, durante a sessão sobre as oportunidades de negócios para o país, organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados Árabes Unidos, segundo uma nota da Embaixada de Angola nos EAU.

Dirigindo-se essencialmente à empresários e investidores, o secretário de Estado salientou que, no conjunto de esforços do Executivo para melhorar o ambiente de negócios, está em vigor desde Junho de 2023, do investimento privado, que confere a liberdade de movimentação de capitais.

A referida lei, oferece também a possibilidade de investimento sem a necessidade de parceiros locais, com acesso a benefícios fiscais e critérios de repatriamento de capitais favoráveis aos investidores.  

Essas acções, enfatizou, visam não só tornar o panorama de negócios mais atraente como também ampliar o leque de oportunidades no mercado de trabalho para uma população maioritariamente jovem, perspectivando o combate à pobreza.

O responsável reafirmou que Angola é um país virado para o mundo, tendo, recentemente, aberto as suas fronteiras a 98 países, para facilitar a tramitação processual na obtenção de vistos de turismo.  

O país, acrescentou, possui ainda uma das maiores reservas de água da África subsahariana e uma extensa reserva de terras agrícolas altamente férteis.

“Estas condições permitem desenvolver a médio e longo prazo o sector agrícola, industrial, mineiro e tecnológico e, certamente, com a experiência do sector público e privado, Angola poderá alcançar também a diversificação da sua economia”, afirmou.

A propósito, Domingos Vieira Lopes convidou os empresários a visitar Angola para constatar in loco “o que há de bom no mercado angolano”.

O 13º Congresso Anual de Investimentos contempla uma componente que procura captar novo potencial para o desenvolvimento económico global, apostando nas pequenas e médias empresas (PME), enfatizando o seu papel fundamental na inovação e crescimento sócio-económico nas comunidades, com destaque para o turismo, a agricultura e os sectores industrial e tecnológico. 

O Governo angolano, no seu Plano Estratégico de Desenvolvimento, considera os sectores supracitados chaves para a dinamização do tecido produtivo e a diversificação económica. 

Na óptica do secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, o objectivo será mais facilmente atingível se no pacote de ofertas for incluída a formação e a capacitação de capital humano.

Assinatura de acordo

À margem da Reunião Anual de Investimentos (AIM), a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados Árabes Unidos assinou, quarta-feira, um memorando de entendimento com a Apollonia Capital Advisors, sediada no Dubai, que visa a angariação de fundos e a colaboração em projectos e iniciativas que promovam o desenvolvimento de negócios, bem como oportunidades de financiamento e investimento em Angola. 

Rubricaram o acordo o presidente da Câmara Angola-EAU, Bráulio Martins, e o director executivo da Apollonia Capital Advisors, Abdulrahmaan Al Ansaari.

Angola é um dos 173 países presentes no evento, que encerra hoje.

A delegação angolana integra o embaixador extraordinário e plenipotenciário nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, o presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE), Manuel Pedro, e representantes do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), além da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Emirados Árabes Unidos. 

O certame acolhe 12 mil participantes, 449 sessões de discussões e 900 conferencistas. VC

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+