Luanda – A montagem ou fabrico de máquinas vocacionadas à exploração de recursos minerais em Angola constitui capital importância para o desenvolvimento do sector de mineração no país.
A consideração foi feita esta quinta-feira, em Luanda, pelo técnico sénior da Direcção Nacional dos Recursos Minerais, Assureira Manuel, durante a primeira exposição de máquinas do sector mineiro e da construção civil.
Em declarações à imprensa, o também assessor principal do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet) sublinhou que o sector está bem servido em termos de equipamento, mas será uma mais-valia se as maquinarias forem montadas ou fabricadas localmente.
Referiu que a exposição serviu para medir a capacidade ou potencial que o mercado de maquinaria oferece para dinamizar a actividade mineira em Angola.
Por seu turno, o director comercial da ChinAngol, Pedro Madeira, assegurou que a esta empresa já faz a montagem de algumas máquinas de grande porte em Angola, prevendo expandir o respectivo projecto.
Na primeira montra de máquinas, promovida pelo grupo empresarial ChinAngol, foram exibidas 19 máquinas de diferentes tipologias, com destaque para camiões, caterpillares e retroescavadoras.
Segundo o representante oficial dessa empresa, Fernando Deng, a feira teve como objectivo apresentar as novas máquinas para os potenciais clientes do sector mineiro e da construção civil.
Com mais de 300 postos de trabalho criados, a ChinAngol, um grupo empresarial misto entre angolanos e chineses, opera em Angola desde 2004, estando representada em dez das 18 províncias do país. AA/BA