Luanda – A Sonangol tem desempenhado um papel fundamental e imprescindível no progresso socioeconómico de Angola, com destaque para a produção de 22 mil barris de petróleo por dia, destacou esta sexta-feira, em Luanda, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
Ao discursar no acto de balanço das actividades desenvolvidas pela petrolífera estatal angolana, em 2023, o governante reconheceu os feitos alcançados e os desafios enfrentados pela petrolífera nacional, ao longo do ano transacto.
Apesar disso, apelou a necessidade da Sonangol continuar a focar-se no seu core business, com vista a acelerar as medidas tendentes ao cumprimento dos seus objectivos estratégicos, plasmados no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027.
Essa estratégia, prosseguiu, tem a ver com a cadeia primária de valor de petróleo bruto e do gás natural e passar a integrar aos objectivos e metas para a diversificação da matriz energética nacional, com a implementação de projectos de energias renováveis, hidrogénio verde, biocombustíveis, fertilizantes, entre outros.
Recordou que, em 2023, no quadro da diversificação das suas fontes de financiamento, a empresa petrolífera procedeu a emissão de títulos obrigacionistas, que serviu de oportunidade para os investidores individuais e colectivos na valorização do seu capital financeiro.
Reiterou também o contínuo cumprimento afincado da missão da petrolífera e materialização dos seus objectivos estratégicos dentro dos prazos estabelecidos.
Augurou que a Sonangol continue a ser uma força motriz do sector petrolífero e energético angolano, mesmo num contexto de transição energética justa, inclusiva e contextualizada.
A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, Sonangol, que comemora 48 anos de existência no dia 25 deste mês (domingo), é a empresa estatal angolana do ramo petrolífero vocacionada para a exploração de hidrocarbonetos líquidos e gasosos no subsolo e na plataforma continental de Angola e responsável pela exploração, produção, fabricação, transporte e comercialização de hidrocarbonetos em Angola. QCB/ASS