MIREMPET apresenta potencial geológico da Lunda Norte

     Economia              
  • Lunda Norte • Quarta, 26 Abril de 2023 | 11h05
Mina do projecto do Yetwene na Lunda Norte
Mina do projecto do Yetwene na Lunda Norte
Cedida

Dundo – O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), apresenta esta quarta-feira, no Dundo, o potencial geológico da província da Lunda Norte e o ponto de situação sobre as actividades e projectos do sector mineiro.

Para tal, chega na tarde de hoje, à cidade do Dundo, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, para orientar um encontro com os operadores do sector na Lunda Norte.

O encontro servirá também, para a apresentação do ponto de situação do projecto diamantífero Muquita, localizado na comuna de Camissombo (Lucapa).

Na quinta-feira, segundo o programa do ministério, Diamantino Azevedo vai inaugurar o projecto diamantífero Yetwene, localizado na comuna de Camissombo, com uma concessão de 508 quilómetros quadrados.

A inauguração da mina, que na primeira fase vai produzir 10 mil quilates de diamantes/mês, será o ponto mais alto das comemorações do Dia do Trabalhador Mineiro, celebrado a 27 do corrente.

Os trabalhos de prospecção, pesquisa, reconhecimento e avaliação dos depósitos secundários de diamantes desta concessão com uma extensão de 508 metros quadrados, tiveram início em 2019, com um investimento avaliado em 25 milhões de dólares norte-americanos.

O ministro encontra-se neste momento na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, onde orienta a cerimónia de encerramento do primeiro ciclo formativo no Centro de Formação Técnico-profissional da ENDIAMA.

No total, serão outorgados 63 finalistas formados num período de nove meses nas especialidades de exploração mineira, topografia, prospecção mineira e electromecânica.

O Dia do Trabalhador Mineiro foi instituído em 1985, pelo então Conselho de Segurança de Angola. HD





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+