Ramiros - Aspectos ligados à construção de habitações e infra-estruturas duradouras, não prejudiciais ao meio ambiente, dominaram terça-feira, em Luanda, o encontro entre técnicos do Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação (MINOPUH) e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT).
Inserida no reforço da cooperação entre as duas instituições, a reunião, precedida de uma visita de constatação, ocorreu na Urbanização Boa Vida e abordou também a necessidade de as construções corresponderem a realidade local.
De acordo com o secretário de Estado para as Obras Públicas, Manuel José d'Abril, o objectivo é avaliar o esforço que o Executivo tem feito, em conjunto com os parceiros sociais, para responder os desafios em diversos segmentos da sociedade.
Por sua vez, o director regional da UN-HABITAT, Oumar Sylla, considerou exemplar o trabalho desenvolvido pelo Governo angolano e parceiros neste sentido, face à aceleração demográfica que se regista a nível mundial.
Reafirmou o apoio desta agencia da ONU aos esforços do Executivo em relação a habitação e a sua sustentabilidade, tendo em conta as variações climáticas.
O programa enquadrado no “Outubro Urbano” do Ministério das Obras Públicas e Habitação contemplou também visitas a cidade do Kilamba e aos projectos habitacionais KK 5000 e Zango 5.
A Urbanização Boa Vida existe há 10 anos, tem 24 condomínios e nove mil trabalhadores. AP/AKA/VC