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Angola, RDC e Zâmbia assinam acordo de facilitação de transportes

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 26 Janeiro de 2023 | 20h15
Porto do Lobito, uma das principais infra-estruturas do Corredor do Lobito
Porto do Lobito, uma das principais infra-estruturas do Corredor do Lobito
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Luanda - Um acordo da Agência de Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito (LCTTFA) vai ser assinado, esta sexta-feira, na província de Benguela, por Angola, RDC e Zâmbia.

O acto, segundo uma publicação da página oficial da SADC a que  a ANGOP teve acesso (https://www.sadc.int/latest-news/angola-drc-and-zambia-sign-lobito-corridor-transit-transport-facilitation-agency), decorrerá no Porto do Lobito e será assinado pelos ministros dos transportes e desenvolvimento desses países.

A assinatura do instrumento de governação do corredor criará um quadro para os três estados membros da SADC desenvolverem conjuntamente leis, políticas, regulamentos e sistemas de corredores harmonizados.

O pacto vai promover também o desenvolvimento de infra-estruturas de forma coordenada e coerente alinhada com o Tratado da SADC, Protocolos e quadros de desenvolvimento como o Plano Indicativo de Desenvolvimento Estratégico Regional 2020-2030.

O Acordo de Agência de Facilitação de Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito prevê acelerar o crescimento do comércio doméstico e transfronteiriço ao longo do Corredor através da implementação de instrumentos harmonizados de facilitação do comércio.

O evento desta sexta-feira conta com o apoio e coordenação do Secretariado da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Com este Corredor prevê-se também fortalecer a coordenação das actividades conjuntas de desenvolvimento deste, além de promover a participação efectiva de pequenas e médias empresas (PMEs) em cadeias de valor.

O Corredor do Lobito estende-se desde o Porto do Lobito, banhado pelo Oceano Atlântico, e atravessa Angola de Oeste a Este, passando pelas Províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico. 

Abrange as áreas de mineração da Província de Katanga da RDC e Copperbelt da Zâmbia.

De acordo com o documento, o Corredor do Lobito apresenta uma rota estratégica alternativa para os mercados de exportação da Zâmbia e da RDC e oferece a rota mais curta que liga as principais regiões mineiras destes dois países ao mar.

Em Angola, o Corredor liga 40% da população do país e estão a decorrer vários investimentos de grande envergadura na agricultura e comércio nas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

 

 

 





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