Luanda - Os ministros africanos do Comércio trabalham, em Libreville, capital do Gabão, na finalização dos projectos de protocolo sobre políticas de concorrência, direitos de propriedade intelectual e investimentos.
Segundo uma nota de imprensa a que ANGOP teve acesso, na quinta-feira, a adopção destes documentos poderá acontecer na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, com objectivo de criar um mercado único e integrado, onde os 54 países africanos continuam a trabalhar sobre matérias ligadas às normas e regras que vão reger este grande mercado continental.
Na reunião foi ainda destacado os desafios que se colocam ao sector do comércio africano, bem como a questão das infra-estruturas de desenvolvimento e comunicação para facilitar o comércio, assim como abordar a livre circulação de pessoas.
A reunião extraordinária dos ministros do comércio decorre de 27 a 28 deste mês.
Angola é um dos países signatários que cria a Zona de Comércio Livre e Continental Africano (ZCLCA), celebrado em 2018, cujo processo de ratificação do diploma foi depositado junto da União Africana, a 04 de Novembro de 2020.