Ministros discutem soluções inovadoras no quadro da TICAD-9

     Economia              
  • Luanda • Domingo, 25 Agosto de 2024 | 11h30
Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira
Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - A cidade de Tóquio (Japão) acolhe, desde sábado, a reunião ministerial da Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD-9), sob o lema a “Co-criação de soluções inovativas com África”, para melhor enfrentar os desafios globais que afectam o mundo e o continente.

De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso hoje, esta abordagem enquadra-se nos esforços conjuntos de cooperação entre os países africanos e o Japão, visando a busca de soluções para o efeito.

No encontro, que termina este domingo (25), a delegação de Angola é chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, e integrada ainda pela embaixadora no Japão, Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho, assim como por outros altos funcionários do Estado angolano.

No quadro da reunião ministerial, as abordagens estão subdivididas em sessões plenárias, debates interactivos, assim como de exibições que têm lugar à margem da reunião.

Neste contexto, os participantes estão a partilhar experiências e a apresentar soluções inovadoras para os diferentes desafios económicos e sociais do continente africano e do mundo.

As sessões de debate interactivos abordam temas sobre a sociedade e a concretização de um futuro sustentável, tendo como foco a questão dos recursos humanos, em especial a juventude como futuros líderes da cooperação Japão-África.

Ainda durante as referidas sessões, terá lugar um painel que abordará a questão da paz e estabilidade, como garantia da dignidade e segurança humana, bem como um grande painel focado na economia, que abordará a questão de como promover o comércio e fomentar o investimento com os países africanos, aproveitando o conceito da busca de soluções africanas por meio da implementação de métodos inovadores, incluindo o da transformação digital.

A reunião ministerial ocorre de dois em dois anos, de forma rotativa (entre Japão e as capitais Africanas), e serve de preparação para a próxima Cimeira da TICAD-9, a realizar-se em 2025 na cidade de Yokohama (Japão). SC





+