Luanda - Os ministros das Finanças de Angola e de Portugal assinam, nesta quarta-feira, um protocolo de cooperação no domínio das finanças públicas, combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.
O documento, a ser assinado por Vera Daves, ministras das Finanças de Angola, e Fernando Medina, homólogo de Portugal, insere-se no reforço da cooperação entre os dois países.
O protocolo de cooperação entre Angola e Portugal visa, igualmente, contribuir para a capacitação de serviços e quadros técnicos, recorrendo, para tal, às valências que a parte portuguesa irá oferecer no domínio da gestão das finanças públicas.
Angola e Portugal são países que conservam fortes laços históricos de cooperação que têm evoluído em vários domínios como o da saúde,educação, formação, agricultura, ambiente, energia, água, justiça, segurança e defesa.
Dívida paga às empresas
De acordo com a ministra das Finanças, Angola já pagou na totalidade da dívida certificada que contraiu às empresas portuguesas em actividade no país.
Esta garantia foi dada por Vera Daves de Sousa, que estava em companhia do seu homólogo português, à margem da visita às obras de requalificação da Vila da Muxima, esta terça-feira.
Sem adiantar o número de empresas e o valor liquidado, Vera Daves de Sousa fez saber que existem outras dívidas não certificadas entregues à Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) para a devida averiguação e posterior remissão do dossier às Finanças.
Contudo, alertou a ministra, a liquidação destas eventuais novas dívidas ficarão a depender dos novos acordos existentes, podendo serem pagas antes ou depois de processos mais recentes, em função da prioridade dada a cada uma delas.
O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Medina, está desde domingo,2 Abril, em Luanda, onde permanece até quinta-feira.
Fernando Medina também será recebido em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço. NE/PPA