Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola reitera manutenção da produção de petróleo acima de um milhão de barris/dia

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 27 Dezembro de 2024 | 23h05
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
Plataforma petrolífera (Foto Ilustração)
DR

Luanda – Angola declarou, esta sexta-feira, a sua determinação de continuar a trabalhar, em 2025, para manter a sua produção petrolífera acima de um milhão de barris por dia, para superar o declínio que o sector enfrentou nos últimos anos e estabilizar a oferta deste produto nos mercados nacional e internacional.

O facto foi reteirado, esta sexta-feira, em Luanda, pelo titular da pasta , Diamantino Azevedo, à margem da cerimónia de cumprimentos de fim de ano ao Presidente da República, João Lourenço.

Em declarações à imprensa, o ministro disse que essa medida enquadra-se no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027, que tem como meta o continuo aumento da produção petrolífera e a prospecção de mais petróleo e gás, através da captação de novos investimentos no sector.

Na ocasião, o governante adiantou que, em 2025, o sector também vai dar continuidade no processo de refinação e armazenamento de combustível.


Quanto à Refinaria de Cabinda, em fase de construção, o ministro referiu que a primeira fase de refinação de petróleo nesta unidade deverá iniciar no próximo ano.

Já  a refinaria do Soyo, na província do Zaire, cujas obras registam um certo atraso, as suas actividades devem iniciar em breve . 

Na mesma senda, Diamantino Azevedo lembrou que as obras da refinaria do Lobito, província de Benguela, continuam a decorrer, estando em curso o processo para procura de parceiros e financiamento.

Em relação aos recursos minerais, Diamantino Azevedo realçou o contínuo aumento da produção de diamantes, rochas ornamentais, ouro e iniciar a produção de cobre e outros minerais.

A produção média de petróleo, neste ano, foi de um milhão 134 mil barris por dia, registando um aumento de quase 7% em relação à meta definida no Orçamento Geral do Estado (OGE) 2024, que previa 1,060 milhões barris/dia.

Nesta sexta-feira, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, ladeado da Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de diversas individualidades, com realce para a Vice-presidente da República, Esperança da Costa, e a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

Saudaram também o casal presidencial, os presidentes dos tribunais Supremo, Joel Leonardo, Constitucional, Laurinda Cardoso, de Contas, Sebastião Gunza, e do procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz.

A lista de convidados integrou também  membros do Governo, do Conselho da República, responsáveis dos órgãos de defesa e segurança, deputados, líderes de partidos, religiosos, membros da sociedade civil, entre outras individualidades. AFL/QCB

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+