Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro reitera apelo ao investimento no sector petrolífero

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 11 Outubro de 2024 | 17h45
Refinaria de petróleo de Luanda
Refinaria de petróleo de Luanda
Domingos Cardoso - ANGOP

Cacuaco – O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, reiterou, esta sexta-feira, em Luanda, o apelo aos empresários nacionais a investirem neste ramo, em Angola, que oferece várias oportunidades de negócio aproveitadas, maioritariamente pelos investidores estrangeiros.

Ao intervir no final da visita de constatação às instalações da Academia Marítima e Inovação Tecnológica Operatec, localizada no distrito urbano do Sequele, município de Cacuaco, o governante considerou esta empresa como amostra da concretização do investimento nacional no sector, demonstrando persistência, preparação e  resiliência.

Apontou também essa academia como um centro de excelência e com perspectiva de levar o seu conhecimento e as suas experiencias em outros países.

O ministro reconheceu que essa instituição serve o sector dos petróleos e gás, bem como outras áreas da economia nacional, através da ministração da formação técnica qualificada.

Por isso, Diamantino Azevedo sugeriu que as empresas do sector aproveitem os conhecimentos transmitidos nessa academia, embora alguns já estão a beneficiar, incluído as operadoras internacionais que actuam no país.

Referiu, igualmente, que esse centro pode ajudar a reduzir o envio de formandos para o exterior do país, servindo, essencialmente, como uma oportunidade para os técnicos nacionais desempregados obterem outras qualificações e conciliarem a teoria à prática.

Por seu turno, o director-geral da Operatec, Alberto Figueiredo, considerou a visita do ministro como forma de encorajar os profissionais da empresa.

Referiu que no âmbito da estratégia de expansão, a empresa pretende consolidar primeiro no país e depois conquistar o mercado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), começando concretamente na Namíbia.

Avançou que, nesse momento, já se fez a abertura de um centro de formação na Namíbia, pelo facto das descobertas de gás.

Alberto Figueiredo sublinhou que, apesar de ser inaugurado em Setembro último, o centro já funciona há um ano e recebe aproximadamente 60 formandos por mês.

Orçado em 12 milhões de dólares, com uma execução física na ordem de 85 por cento, a Academia Marítima e Inovação Tecnológica ministra cursos no sector da Indústria de Petróleo e Gás e Marítimo.

Para além de Luanda, a Operatec conta com uma outra Academia na província de Cabinda. DJ/QCB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+