Ministro da energia lança projecto de electrificação do Luau

     Economia              
  • Moxico • Quinta, 16 Novembro de 2023 | 18h53
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Laite Tito - ANGOP

Luau - O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, efectuou, esta quinta-feira, o lançamento da obra de construção do parque de energia solar do município do Luau, província do Moxico, com capacidade de beneficiar mais de 20 mil 500 residências.

O projecto, orçado em mais de mil e 27 milhões, 587 mil Euros (1.027.587.914,00), será construído numa área de dois mil e 600 metros quadrados, num prazo de três anos e poderá produzir 32,2 megawatts (MWp) para beneficiar mais de 100 mil habitantes daquele município fronteiriço.

O empreendimento será suportado por 55 mil e 500 painéis, cujo baterias terão uma capacidade de armazenamento de 79,77 Megawatts/hora (MWh), a ser construída pela empresa MCA.

Intervindo no referido acto, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, reafirmou o compromisso do Executivo angolano em continuar a investir na criação de projectos energéticos que visam a produção, expansão e acesso à energia limpa e barata nas comunidades.

Disse tratar-se de uma nova Era, por serem projectos que poderão diminuir consideravelmente uso de gasóleo e geradores em várias regiões do país.

Por seu turno, o governador do Moxico, Ernesto Muangala, lembrou que o funcionamento do parque solar do Luau permitirá potenciar o desenvolvimento daquela região, com maior predominância na  agro-indústria.

Parque solar do Luena entre em funcionamento no l trimestre de 2024

O director do projecto da construção da Central Fotovoltaica do Luena, Rui Silva, reafirmou que aquele empreendimento, com capacidade de gerar 26,906 Megawatts, será concluído no primeiro trimestre de 2024.

O responsável falava durante uma visita de constatação efectuada pelo ministro, João Baptista Borges, àquela infraestrutura social.

No local, João Baptista Borges recomendou a necessidade do cumprimento dos prazos contratuais, bem como do reforçar da segurança e a iluminação no perímetro.

Atualmente o município do Moxico (sede) produz um total de 25 Megawatts (MW), gerados pelas centrais térmicas e barragem do Tchihumbue, sendo que a demanda está situada em 22 MW. 

Além do Município sede (Moxico), Camanongue e Luau beneficiam de energia da rede pública, que resulta numa cobertura de 17 por cento da população da região. LTY/TC/YD

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+