Viana - Duzentos mil electrodomésticos diversos, por ano, começam a ser montados a partir de hoje, sexta-feira, no município do Icolo e Bengo, em Luanda, numa unidade fabril do grupo IMEX Indústria, inaugurada hoje.
A unidade fabril, que foi inaugurada pelo ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, vai montar fogões, aparelhos de ar condicionados e arcas frigoríficas da marca Beko.
Em declarações à imprensa, o ministro referiu que o acto representa a criação de mais postos de trabalho e a resiliência que os empresários têm no mercado angolano, sendo importante que o Governo garanta as condições de acesso ao mercado e de fazer negócios.
Referiu que o sector de electrodomésticos, particularmente, vive de importação e as próprias taxas aduaneiras associadas aos produtos relacionadas a este consumo são baixas, sendo que o objectivo seria o aumento da produção, para a posterior, se rever e dar garantias que esta produção seja feita maioritariamente em Angola.
A fábrica está instalada na localidade do quilómetro 38, numa área de 6 400 metros quadrados e vai criar 80 empregos, dos quais 78 nacionais e dois expatriados, num investimento de 25 milhões de dólares norte-americanos.
Por sua vez, o CEO do grupo IMEX, Ramzi El Houchaimi, disse que a inauguração dessa unidade fabril insere-se na estratégia de crescimento da marca, bem como amplia a capacidade de distribuir de forma eficaz e qualitativa a nível nacional.
Informou terem construído, no país, 14 lojas para comercializarem os produtos, sendo oito em Luanda, duas em Cabinda e Huíla, enquanto em Benguela e Huambo, uma de cada.
Esta é a primeira linha de montagem de electrodomésticos da marca Beko na África Subsaariana.
A IMEX Indústria é uma empresa angolana fundada em 2003.