Saurimo - O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlo Dos Santos , encorajou este sábado, os empresários nacionais e estrangeiros a investirem cada vez mais no sector imobiliário, para fazer face ao actual défice habitacional, estimado em 2,2 milhões casas.
O governante fez este apelo durante a cerimónia de inauguração da primeira fase de um projecto habitacional na cidade de Saurimo, de iniciativa privada, que contempla 40 residências do tipo T3, T4 e T5.
O projecto habitacional, com um investimento privado de 10 mil milhões de dólares, em construção numa área de 144 mil metros quadrados, prevê um total de 289 residências de diversas tipologias, na primeira fase.
As residências serão comercializadas no sistema de renda resolúvel, num montante que vai variar entre 50 a 80 milhões de kwanzas, através de crédito habitacional.
Na ocasião, Carlos Dos Santos sublinhou que o défice habitacional no país vai aumentando à medida que se regista um crescimento populacional na ordem dos 3% por ano, um problema que o Estado não tem capacidade de resolver sozinho, daí a necessidade da intervenção do sector privado.
Para estimular o sector privado, assegurou que o Estado tem trabalhado na criação de melhores condições, como a cedência de espaços urbanizados, para facilitar o investimento dos empresários e a auto-construção dirigida.JW/HD