Luanda – O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, enalteceu a dedicação e o papel dos construtores angolanos na construção das bases para o desenvolvimento do país.
Na sua mensagem, enquadrada no Dia do Construtor Angolano, assinalado este sábado (3/12), o governante reconheceu o desempenho dos empreiteiros, projectistas, fiscais, artesãos, ordens de profissionais e demais parceiros sociais que se engajam na missão de melhorar as cidades, a mobilidade urbana e as infra-estruturas no país.
“Neste dia em que comemoramos o 46º aniversário do Dia do Construtor Angolano, é o momento oportuno para homenagear os precursores desta data e enviar uma mensagem de conforto e reconhecimento aos profissionais que têm a vocação de construir um país cada vez mais moderno”, realçou.
Na mensagem, o ministro informou que este departamento ministerial sempre assumiu um papel de capital importância, na salvaguarda das maiores aspirações dos cidadãos e dos interesses públicos primários do Estado, tendo em conta a sua vocação e domínios de actuação transversais.
O ministro referiu que os desafios de garantir habitações condignas aos angolanos e a construção de infra-estruturas públicas que estimulem o desenvolvimento e o crescimento económico e harmonioso do país, exigem uma comparticipação de esforços dos entes públicos e privados, com vista a manter o sector entre aqueles que mais empregos geram e dinamizam a economia.
O Dia do Construtor Angolano, celebrado a 3 de Dezembro, foi instituído em 1977 pelo então Presidente de Angola, António Agostinho Neto, para homenagear os profissionais da construção civil e obras públicas.