Ministro destaca contributo da FITITEL na promoção da economia digital

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 12 Setembro de 2024 | 15h20
Ministro Mário Oliveira
Ministro Mário Oliveira
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, sublinhou esta quinta-feira, em Luanda, que a Feira de Inovação Tecnológica do ITEL (FITITEL) tem o potencial de transformar o futuro económico do país, contribuindo para a transformação digital deste sector.

Ao falar na abertura da 15ª edição da feira, o governante referiu que as novas tecnologias têm impulsionado a economia digital e permitido maior inclusão financeira, bem como criam oportunidades de negócio, especialmente para os jovens empreendedores.

Segundo Mário Oliveira, o evento tem desempenhado, igualmente, um papel crucial no fomento da criatividade, no intercâmbio e partilha de conhecimento e na promoção de soluções inovadoras cada vez mais robustas.

Disse tratar-se de um acto estratégico que contribui directamente para as metas traçadas pelo Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027, no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para a promoção da inovação e acelerar a transformação digital no país.

Quando às tecnologias são bem usadas, salientou, podem melhorar a qualidade e resolver problemas reais da sociedade e ajudar no comprometimento dos jovens em contribuírem para o desenvolvimento socioeconómico.

Por outro lado, considerou que eventos do género conectam jovens talentos com investidores, empresários e parceiros do sector privado, impulsionando o surgimento de novas ideias e negócios que possam transformar o mercado.

Afirmou que a feira tem estado a consolidar-se tanto pelo número de participantes, quanto pela qualidade dos projectos em exposição, o que, no seu ver, constitui uma marca no contexto das tecnologias de informação.  

A 15ª edição da FITITEL decorre até o próximo sábado, sob o lema “Fintches como impulsionadoras da economia digital e independência financeira”, devendo evidenciar  as tendências da transformação digital, promover o empreendedorismo e a criação de startup no sector financeiro. AMC/VC

 



Tags


Notícias de Interesse

+