Talatona – O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, defendeu, nesta sexta-feira, em Luanda, a importância de se intensificar os esforços para fortalecer as empresas de conteúdo local, perante os desafios impostos pelo actual contexto cambial.
Durante o discurso de abertura no 4º Workshop sobre Conteúdo Local, realizado sob o tema “Trilhar o Caminho para o Sucesso”, o ministro enfatizou a necessidade de se buscar soluções de financiamento, tanto nos mercados nacionais quanto internacionais, como forma de impulsionar o desenvolvimento das empresas locais e contribuir para a economia nacional.
O governante reconheceu persistirem desafios na implementação do Decreto Presidencial nº 271/20, especialmente relacionados ao Regime Cambial Aplicável ao Sector Petrolífero, regulado pela Lei nº 2/12, que segundo ele, afecta a competitividade do empresariado local.
“O ministério tem interagido com outras entidades do Executivo para encontrar uma solução, mas enquanto isso, é imperativo continuar a promover esforços que fortaleçam as empresas nacionais”, disse.
Entretanto, disse ser crucial capacitar as empresas nacionais para que desempenhem um papel significativo em toda a cadeia de valor da indústria de petróleo e gás, desde a exploração até a comercialização.
Encorajou a criação de parcerias entre empresários nacionais e estrangeiros, de modo a maximizar o aproveitamento das oportunidades no sector.
Para Diamantino Azevedo o workshop é uma plataforma de debates e trocas de experiências, onde serão reflectidos os esforços conjuntos, superar desafios e transformar o sector petrolífero angolano em um motor de crescimento sustentável.
O evento reuniu representantes do sector bancário, financeiro, membros da ANPG (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e associações empresariais. GIZ/MAG