Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro de Estado reúne Conselho Nacional da Obras Públicas no Huambo

     Economia              
  • Huambo • Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 20h11
Ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, orienta reunião do Conselho Nacional de Obras Públicas
Ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, orienta reunião do Conselho Nacional de Obras Públicas
Júlio Vilinga-ANGOP

Huambo – O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, orientou, esta quinta-feira, no Huambo, a II sessão do Conselho Nacional de Obras Públicas, que analisou os projectos estruturantes desta região do Planalto Central.

A reunião, decorrida no Governo da província do Huambo, contou com a presença dos ministros das obras Públicas Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos, e dos Transportes, Ricardo Abreu, dos secretários de Estado do Presidente da República para o sector Produtivo, João Nkosi, e para os assuntos Económicos, Milton Reis.

Em declarações à imprensa, o governador do Huambo, Pereira Alfredo, disse tratar-se de uma reunião que satisfaz a província, na medida em que foram estabelecidas algumas metas para o início de alguns projectos necessários para esta região do país.

Sinalizou que o conselho contou com abordagens de vários Departamentos Ministeriais, com destaque para o sector das Obras Públicas, do qual a província tem vários projectos, com destaque paras infra-estruturas integradas da cidade do Huambo, com a revisão de todos os termos.

Disse ser um projecto muito aguardado, daí que o conselho decidiu que todas as partes envolvidas devem engajar-se para que em tempo útil seja implementado.

De igual modo, acrescentou, fez-se uma análise sobre o projecto de construção da circular do Huambo, bastante fundamental pelo facto de vir a desviar o tráfego urbano, sobretudo, os veículos pesados para as zonas mais periféricas.

Explicou que o projecto conta já com Decreto Presidencial e decorre, nesta altura, a criação de condições precedentes para que em tempo útil possa ter o seu início.

Pereira Alfredo informou que a reunião abordou, também, vários projectos do sector de Energia e Águas, com realce para a construção das linhas de transporte de energia eléctrica Bailundo/Alto-Hama/Londuimbali e Caála/Longonjo/Ucuma/Chinjenje, com condições para que nos prazos e cronogramas, devidamente, definidos possam ter início.

Disse que a Plataforma Logística da Caála, ao longo do Corredor do Lobito, mereceu, igualmente, atenção do Conselho Nacional de Obras Públicas, enquanto a nível local apreciou os investimentos de iniciativa do Governo da província do Huambo, que carecem de reforços financeiros.

Por sua vez, o secretário executivo para área Técnica do Conselho Nacional de Obras Públicas, António Resende, disse que a reunião analisou e avaliou os vários projectos em curso na província do Huambo, alguns deles a serem concluídos este ano, no âmbito das celebrações do 50º aniversário da Independência Nacional, tanto do ponto de vista de andamento, como de interacção e coordenação, entre os sectores, para que tenham todas condições infra-estruturais.

Acrescentou que a reunião apreciou, ainda, a execução dos projectos estruturantes, como o aterro sanitário, que deixa de ter essa designação e passa ser um centro de reciclagem, torna-o mais inovador e por sinal o primeiro do país.

O conselho recomendou a necessidade de haver um trabalho conjunto, entre o Governo da província do Huambo e os ministérios do Planeamento e das Finanças, para a execução dos projectos no domínio da saúde, das infra-estruturas urbanas, principalmente, dos seis novos municípios, resultantes da nova Divisão Político-Administrativa.

Constam a construção de 10 escolas de igual número de salas de aula/cada e a reabilitação de algumas instituições de ensino superior ligadas ao sector agrário.

A reunião contou, igualmente, com a presença dos secretários de Estado das Finanças, do Planeamento, da Saúde, da Energia e do Ambiente, assim como do governador da província do Moxico-Leste, Crispiniano do Santos, e dos consultores das Obras Públicas.

Conselho Nacional de Obras Públicas

Refira-se que o Conselho nacional de Obras Públicas, coordenado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, tem a missão de apoiar o Titular do Poder Executivo na planificação, supervisão e acompanhamento da execução de projectos de obras públicas relevantes e de grande complexidade técnica, com implicação económicas, sociais e ambientais significativas.

O órgão supervisiona e acompanha, ainda, os investimentos de natureza privada com impacto directo e imediato sobre as infra-estruturas públicas ou implicações sociais significativas que asseguram preventivamente a sua harmonização, com vista à salvaguarda da sua eficiência e eficácia e à sua adequabilidade técnica e urbanística. ALH

 





Notícias de Interesse

CSMJ aborda fenómeno da mineração Criptomoeda

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 14h04

ONU denuncia catástrofe humanitária no Sudão

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 14h02

ARSEG regista 337 reclamações no II semestre de 2024

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 13h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+