Luanda – O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, defendeu, esta quarta-feira, maior dinamismo da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) na sua capacidade de atrair investidores ao país, para o processo de diversificação económica.
O governante falava na cerimónia de empossamento de dois administradores executivos da AIPEX, tendo sublinhado a importância de se fazer o acompanhamento e assegurar os benefícios esperados para a economia nacional.
Por seu turno, Jerónimo Pongolola, um dos administradores empossados, afirmou estar comprometido a participar no processo desenvolvido pela agência, contribuindo com o know-how.
“Somos agora chamados no sentido de conferirmos maior dinamismo ao que é o propósito da agência e o foco é garantirmos investimento privado para o mercado nacional”, disse.
Já o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Arlindo das Chagas Rangel, apelou aos governos provinciais para a criação de incentivos para que os investidores possam dirigir os seus investimentos em zonas fora da capital do país.
Neste sentido, garantiu o apoio da instituição e adiantou ser prioridade do Governo a segurança alimentar, tendo referido, além dos sectores da agricultura e da indústria, as áreas do turismo, saúde, silos, conservação de produtos, bem como infra-estruturas.
O ministro de Estado para a Coordenação Económica conferiu posse a Sérgio Adriano Amado e Jerónimo Domingos Pongolola, ambos no cargo de administrador executivos da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações.
Esta agência tem a missão de promover e captar investimentos privados de origem interna e externa, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e promover o incremento e a diversificação das exportações de produtos e serviços do país. HM/VC