Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro de Estado enaltece investimento de empresas chinesas

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 23 Setembro de 2023 | 18h47
José de Lima Massano, Ministro de Estado para a Coordenação Económica
José de Lima Massano, Ministro de Estado para a Coordenação Económica
Manuel Zamba - ANGOP

Zango - O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, enalteceu este sábado, em Luanda, os investimentos da Câmara de Comércio Angola/China, com o objectivo de propiciar o desenvolvimento da economia angolana.

O governante, que falava no quadro da visita feita as instalações da câmara, destacou, por exemplo, as iniciativas levadas acabo por empresas chinesas no domínio da segurança alimentar, um processo que consta no centro da agenda do Executivo.

O ministro de Estado também dá nota positiva aos postos de trabalhos criados para os angolanos, pelas empresas chinesas.

Na ocasião, fez saber que está em curso, no âmbito das medidas de estímulo da economia, estudos do projecto da simplificação dos processos de exportação dos produtos feitos em Angola.  

“Estamos numa fase avançada, um trabalho que vem sendo desenvolvido de forma coordenada, entre os vários departamentos ministeriais, para que, no mês de Março de 2024, tenhamos condições de anunciar como passará a funcionar esta iniciativa”, assegurou.

Quanto ao acordo de interpretação recíproca de investimentos, indicou que as autoridades angolanas e chinesas, através de canais diplomáticos, estão a acertar as datas e local para a sua assinatura. 

Por outro lado, o ministro de Estado assegurou que, neste momento, existe uma equipa da Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações (APIEX) a circular pelo país e a verificar oportunidades concretas para os investidores, particularmente para os que operam em Angola possam implementar os seus projectos.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio Angola/China, Luís Cupenala, considera a visita do ministro de Estado para a Coordenação Económica a instituição (com mais de 112 empresas e sete grandes associações chinesas) como de extrema importância, por elevar a responsabilidade da câmara com os associados e a sua postura alinhada com as acções do Plano Nacional de Desenvolvimento 2022/2027 do país.

Já o conselheiro da Embaixada da China em Angola, Xiong Wei, enalteceu a determinação do Governo angolano em promover a abertura ao mundo exterior, no concernente aos investimentos.

No cumprimento da sua jornada de trabalho, José de Lima Massano fez o lançamento da pedra para a construção da Cidade do Século, no Distrito Urbano do Zango (município de Viana) e visitou uma fábrica de aço e o espaço que vai albergar o centro Nova Era Centro Comercial.

A jornada de campo contou com a presença do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, do secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac dos Anjos, entre outros convidados. NGS/AC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+