O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, enalteceu, esta sexta-feira, o trabalho desenvolvido para a entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), a 10 do corrente mês, com quatro voos de passageiros para Cabinda.
O governante fez este pronunciamento durante uma reunião com a comissão multisectorial que trabalha na operacionalização do novo aeroporto.
Ao reconhecer a dedicação e empenho de todas as equipas que trabalharam e acreditaram neste projecto, acrescentou que começa um novo momento que é preciso valorizar, por se tratar de "uma estrutura que nos orgulha e simboliza a nova Angola”, que se pretende construir.
Para o dia 10, estão previstos quatro voos de ida e volta para Cabinda, no período das 8h00 às 23h00, com uma aeronave Dash 8.400.
Durante a reunião, os membros da comissão forneceram informações relativas à transferência dos voos de passageiros para o novo aeroporto, mobilidade, segurança do perímetro e arredores, certificação, iluminação pública, entre outros tópicos que concorrem para a realização das frequências diárias para a província de Cabinda.
O ministro de Estado e os membros da comissão visitaram o terminal de descarga de combustível da Sonangol e receberam informações detalhadas sobre o seu funcionamento.
Durante o mês de Dezembro próximo, a TAAG vai realizar os voos das rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo a partir do AIAAN e, de forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, concluirá a transferência das demais ligações domésticas e internacionais.
De acordo com a TAAG, a transferência dos voos comerciais de passageiros segue as melhores práticas internacionais de gestão de mudança em aviação, garantindo uma transição segura, eficiente e focada na melhoria contínua do serviço ao cliente. VC