Ministro de Estado da Coordenação Económica no Cuanza- Norte em visita de trabalho

     Economia              
  • Cuanza Norte • Quarta, 24 Janeiro de 2024 | 09h08
José de Lima Massano, Ministro de Estado para a Coordenação Económica
José de Lima Massano, Ministro de Estado para a Coordenação Económica
Manuel Zamba - ANGOP

Ndalatando- O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, encontra-se desde as primeiras horas desta quarta-feira, na província do Cuanza- Norte, em visita de trabalho de dois dias.

A visita iniciou na cidade do Dondo, município de Cambambe, onde o  coordenador da equipa económica do Governo está a visitar a fábrica têxtil Testaf (ex-Satec).

 O funcionamento da fábrica, agora com gestão privada, está condicionado à aquisição de matéria prima para o acabamento da produção.

 De acordo com os gestores,  290.560 metros lineares de tecido bruto encontram-se armazenados por falta de matéria prima para o acabamento.

O produto é resultado da entrada em funcionamento das secções de fiação e malharia da unidade fabril, desde Novembro de 2022, mas que se mantém armazenado, porque não há químicos.

O director da empresa, Alexandre Carlos Neto, disse que em armazéns estão igualmente 792 mil quilogramas de fio em bobinas, produzidos pela linha de fiação, enquanto se aguarda pela aquisição dos produtos químicos.

Por este motivo, estão inoperantes as áreas de tingimento e confecções, facto que condiciona o ingresso de novos operários.

A direcção, de acordo com responsável, está fazer diligências para aquisição destes produtos em países da  Europa e América, visando o arranque do processo comercial ao deste ano.

O programa de visita de Lima Massano prevê também a deslocação à fazenda Samba Lucala, no município de Samba Cajú, onde vai reunir-se com a gestão do projecto.

A fazenda  Samba Lucala, de capital público,tem capacidade de produção de 30 mil toneladas 30 mil toneladas de soja, feijão e milho, num investimento de 54 milhões de dólares(Um dólar vale kz 828,077).

Tem uma área total de 10 mil hectares, mas apenas cerca de dois mil metros quadrados estão cultivados com  milho e soja,  com a irrigação  de 23 sistemas de pivôs. IMA/AC





Notícias de Interesse

Huambo - cidade que acolhe, encanta e inspira

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 10h03

Angola vence Andorra no Mundial de hóquei em patins  

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 09h37

Resenha Africana da Semana

 Sábado, 21 Setembro de 2024 | 08h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+