Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministros realizam reunião conjunta sobre CAADP

    Angop logo
     Economia           
  • Luanda • Sexta, 10 Janeiro de 2025 | 01h29
Ministro das Relações Exteriores, Téte António (Arquivo)
Ministro das Relações Exteriores, Téte António (Arquivo)
Joaquina Bento - ANGOP

Kampala (Dos enviados especiais) – Os ministros das Relações Exteriores e da Agricultura do continente africano reúnem-se esta sexta-feira, em Kampala, Uganda, no segundo dia dos trabalhos da Cimeira Extraordinária da União Africana (UA) sobre o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP).

De acordo com o programa,  a comissária da UA para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, a angolana Josefa Sacko, vai abrir a reunião e no final será adoptada o Relatório Ministerial Conjunto dos ministros das Relações Exteriores e da Agricultura.

Para o efeito, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, está desde o final da tarde desta quinta-feira na capital ugandesa, bem como o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, que participou na sessão de abertura. 

A reunião conjunta antecede a conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União  Africana, agendada para sábado, último dia dos trabalhos, com a presença garantida do Presidente da República, João Lourenço.

A reunião extraordinária arrancou esta quinta-feira com a sessão ministerial dos responsáveis pela Agricultura, Desenvolvimento Rural, Água e Meio Ambiente e estende-se até ao próximo sábado (11).

O evento vai passar em revista o Memorando de Participação de Angola nas Sessões Ministeriais sobre o CAADP, o seu Projecto da Estratégia e Plano de Acção para o período 2026-2036 e o Projecto de Declaração de Kampala sobre a Criação de Sistemas Agro-alimentares Resilientes e Sustentáveis em África.

Desde a sua criação em 2003, em Maputo, o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África tem desempenhado um papel crucial na transformação agrícola no continente, com o intuito de aumentar a segurança alimentar e a nutrição, reduzir a pobreza rural, criar emprego e contribuir para o desenvolvimento económico e a salvaguarda do meio ambiente.

O CAADP pretende atingir uma taxa de crescimento anual de 6% no sector agrícola, através da atribuição de, pelo menos, 10% dos orçamentos dos Estados-membros da União Africana à agricultura.

Durante a primeira década da sua agenda, a Declaração de Maputo (2003-2013) alcançou resultados positivos, nomeadamente, a assinatura dos pactos do CAADP por 45 Estados-membros da UA que iniciaram os Planos Nacionais de Investimento Agrícola (NAIPs), alinhados com o CAADP. HM/VC

 

 





Notícias de Interesse

Angolana qualificada para jogos mundiais da China 

 Terça, 25 Março de 2025 | 19h41

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+