Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro das Relações Exteriores na sessão extraordinária da CAADP

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 10 Janeiro de 2025 | 01h29
Ministro das Relações Exteriores, Téte António (Arquivo)
Ministro das Relações Exteriores, Téte António (Arquivo)
Joaquina Bento - ANGOP

Kampala (Dos enviados especiais) – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, está desde o final da tarde desta quinta-feira em Kampala, no Uganda, para participar na sessão extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP).

No Aeroporto Internacional de Entebbe, o chefe da diplomacia angolana, que se faz acompanhar da ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, recebeu cumprimentos de boas vindas do embaixador cessante não residente de Angola no Uganda, Sianga Abílio, e de um responsável do Protocolo de Estado deste país da região dos Grandes Lagos.

A reunião extraordinária arrancou esta quinta-feira com a sessão ministerial dos responsáveis pela Agricultura, Desenvolvimento Rural, Água e Meio Ambiente e estende-se até ao próximo sábado (11).

O evento vai passar em revista o Memorando de Participação de Angola nas Sessões Ministeriais sobre o CAADP, o seu Projecto da Estratégia e Plano de Acção para o período 2026-2036 e o Projecto de Declaração de Kampala sobre a Criação de Sistemas Agro-alimentares Resilientes e Sustentáveis em África.

Desde a sua criação em 2003, em Maputo, o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África tem desempenhado um papel crucial na transformação agrícola no continente, com o intuito de aumentar a segurança alimentar e a nutrição, reduzir a pobreza rural, criar emprego e contribuir para o desenvolvimento económico e a salvaguarda do meio ambiente.

O CAADP pretende atingir uma taxa de crescimento anual de 6% no sector agrícola, através da atribuição de, pelo menos, 10% dos orçamentos dos Estados-membros da União Africana à agricultura.

Durante a primeira década da sua agenda, a Declaração de Maputo (2003-2013) alcançou resultados positivos, nomeadamente, a assinatura dos pactos do CAADP por 45 Estados-membros da UA que iniciaram os Planos Nacionais de Investimento Agrícola (NAIPs), alinhados com o CAADP. HM/VC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+