Luanda –O ministro português das Finanças, Fernando Medina, destacou esta segunda-feira, em Luanda, a obra deixada pelo empresário luso Rui Nabeiro, em mais de 40 países, especialmente em Angola, onde reactivou e revitalizou a fileira do café e criou a marca Ginga.
Fernando Medina, em Angola em visita de trabalho, foi ao encontro da empresa Angonabeiro,no município de Cacuaco, para testemunhar o papel e o trabalho de revitalização da fileira do café de Angola e, em simultâneo, homenagear o legado deixado pelo comendador Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro Delta Cafés, falecido no último mês de Março.
Acompanhado do embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, o ministro português, que falava à imprensa, referiu que “Rui Nabeiro deixa um legado muito grande a nível económico e também uma nova geração à frente da empresa, com exemplo daquilo que ele foi, enquanto empresário e homem que marcou a vida de milhares de pessoas por todo o país e fora de portas, como aqui vemos”.
Para o director financeiro da Angonabeiro, Carlos Gomes, a empresa tem uma vocação exportadora, pelo que acredita no potencial de exportação do café angolano, uma actividade proveitosa ao nível da diversificação da economia.
O mercado angolano é um dos mais importantes para o Grupo Nabeiro, que tem concretizado investimentos constantes no país para aproveitar o sabor rico do café angolano. Prova disso, é o facto de Angola ser o único país, à excepção de Portugal, onde o Grupo tem fábrica, contando já com mais de uma centena de colaboradores em território angolano.
A empresa garante o abastecimento contínuo de todas as províncias a partir das instalações de Luanda, onde tem um armazém com 4 mil metros quadrados e a fábrica do Café Ginga, na qual são produzidas, anualmente, mais de 400 toneladas de café torrado.
Anualmente, a Angonabeiro compra cerca de mil e duzentas toneladas de café, em Angola, destinadas à exportação de café verde e à produção de café da marca Ginga para o mercado angolano.
Um dos focos da empresa é a exportação de café verde para a sede do Grupo em Portugal, onde é torrado e enviado para os mais de 40 países onde a Delta está presente, e a exportação do produto acabado Ginga, produzido apenas na fábrica de Luanda.
Angonabeiro
A Angonabeiro é a empresa do Grupo Nabeiro que, desde o ano 2000, actua no mercado angolano na área do comércio e da indústria. O Grupo Nabeiro e a Delta Cafés mantêm uma forte e antiga ligação com Angola, que remonta à época em que o país ocupava já um lugar de relevo na produção mundial de café.
Em finais dos anos 90, a Delta Cafés foi convidada pelo Governo de Angola a colaborar na reabilitação e reactivação de uma antiga unidade industrial, com o objectivo de relançar a marca de café Ginga, com produção de café 100% angolano.AC