Talatona - O ministro da Economia e do Planeamento, Mário Caetano João, inaugurou, esta quarta-feira, a segunda agência do Banco Desenvolvimento de Angola (BDA), cuja missão é facilitar o processo de recepção, análise e resposta dos pedidos de financiamentos submetidos ao banco.
A nova dependência será supervisionada pela agência regional de Luanda, oferecendo serviços e suporte aprimorados, incluindo soluções personalizadas para atender as necessidades dos clientes.
Em declarações à imprensa, Mário Caetano João destacou que o BDA está a ser um banco extremamente fundamental para o desenvolvimento de Angola.
Para o ministro, o BDA tem estado a demonstrar que tem capacidade para acompanhar o desenvolvimento dos empresários e teve que se ajustar para financiar pequenos e médios empresários, bem como aqueles que já tinham gasto alguns dos seus recursos financeiros, citando como exemplo as medidas de alívio económico.
O ministro afirmou que o BDA, no âmbito do processo de desenvolvimento do país, começou um processo de regionalização em algumas províncias, com vista a acompanhar as actividades de crédito.
“O BDA ainda tem muitos desafios, porque está a apoiar muitos empresários, baixou o nível com pequenos e médios empresários”, disse.
De acordo com o ministro, com a aprovação de novos produtos financeiros como o plano de produção de grãos, pesca, pecuária, haverá uma maior dinâmica junto dos empresários.
Por sua vez a presidente da Comissão Executiva, Patrícia Vaz D’ Almeida, destacou o carácter de compromisso de que se reveste com a abertura da agência na capital.
A gestora sublinhou ainda o melhor empenho do BDA em atender as necessidades dos empresários, permitindo o acesso a financiamento de projectos que, de acordo com o esperado, deverão impulsionar o crescimento da economia, traduzindo-se consequentemente em maiores ofertas em termos de postos de trabalho.
“O BDA disponibilizará assistência necessária aos empreendedores e empresas que procuram financiamento bancário através desta agència”, concluiu.
O BDA tem, igualmente, agências regionais em Cabinda, Uíge, Huambo, Huíla, Lunda Sul e Benguela.
O acto de inauguração contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração do BDA, Maria Bernardo do Carmo, e demais membros do Conselho de Administração do BNA. GIZ/VM