Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro da Agricultura constata obras da futura fábrica de vacina animal

     Economia              
  • Huambo • Domingo, 07 Julho de 2024 | 14h38
Visita do ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco Assis, constata obras futura fábrica de vacinas no Huambo
Visita do ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco Assis, constata obras futura fábrica de vacinas no Huambo
Júlio Vilinga-ANGOP

Huambo – O ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, constatou, este domingo, as obras do futuro Centro de Bioveterinaria e Produção de Vacina Animal, com a conclusão prevista para o segundo semestre de 2025.

Acompanhado pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, e de altos funcionários do MINAGRIF, o ministro  recebeu informações detalhadas sobre o andamento o processo de construção do apreendimento, avaliado em 125 milhões, 221 mil e 858 euros.

O Centro de Biodiversidade e Produção de Vacinas Animais, em construção no bairro Santo António, periferia da cidade do Huambo, está a ser erguido numa área de 20 mil 831 metros quadrados, projectado para produzir, em média anual, 30 milhões 600 mil doses de vacinas para mamíferos e 150 milhões 600 mil para aves.

As mesmas serão destinadas para o tratamento de carbúnculo externo e interno, diarreia em vitelos, clostridiose de bovinos brucelose B19 e newcastle, bronquite infecciosa e varíolas.

O empreendimento, de dimensão internacional, prevê, igualmente, colocar à disposição, todos os anos, nove milhões 384 mil unidades de reagentes, para testes de tuberculose em  mamíferos, varíola e brucelose.

Em declarações à imprensa, o coordenador do projecto, António José Lenine, assegurou que, apesar do ligeiro atraso das obras, iniciadas a 15 de Julho de 2022, tudo está a ser feito para a conclusão dos trabalhos em Julho de 2025, numa altura em que se encontram a 25 por cento de execução física.

Do ponto de vista de execução financeira, disse não r haver, até ao momento, qualquer constrangimento.

Por sua vez, o responsável do consórcio de empresas encarregues da execução da obra, Miguel Costa, disse que o projecto prevê edifícios para a produção de vacinas, para albergar os serviços de escritórios, de armazenamento, de controlo de qualidade, de investigação e de controlo de qualidade.

Adiantou que, apesar dos constrangimentos iniciais, sobretudo, nas fundações, devido as intensas chuvas, o consórcio Gauff & Engenharia/Norafrica, tem todas as condições para a concluir a obra no segundo semestre de 2025.

A construção do empreendimento, que contempla, 36 residências para os técnicos e estudantes, bem como uma área social, que vai comportar restaurante e parque infantil, gerou 300 postos de trabalho directo, dos 95 por cento para jovens residentes na província do Huambo.

O projecto surge dentro da cooperação bilateral, entre os governos de Angola e da Alemanha, com o objectivo de promover a produção de vacinas no país. ALH

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+