Sumbe – As obras do Projecto de Desenvolvimento das Infra-estruturas Integradas da cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, vão ser concluidas em Dezembro deste ano, assegurou este sábado, nesta localidade, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.
A empreitada, a cargo da empresa China Harbour Engineering Company (CHEC), inclui a construção de mil e 816 casas, requalificação da cidade, reconstrução de 13 quilómetros de ruas, renovação da iluminação pública e redes de telecomunicações.
O ministro anunciou a conclusão dessas infra-estruturas no final de uma visita de constatação às respectivas obras.
Durante a sua visita, o governante constatou que, no universo de mil e 816 casas de tipologia T2 e T3, orçadas em mais de USD 450 milhões, já foram concluídas 386 habitações.
Na ocasião, o director de obras da CHEC, Miguel Martins, adiantou que, neste momento, a empreitada conta com um grau de execução física de 55 por cento e financeira de 54 por cento.
Segundo o responsável, o empreiteiro continua a trabalhar na conclusão de outras residências, acreditando que até Dezembro próximo terminará com as obras.
Para além do Projecto de Desenvolvimento das Infra-estruturas Integradas, está também em curso a construção da circular da cidade do Sumbe, num percurso de 38 quilómetros, com previsão de ser concluida em Julho de 2025. CIJ/LC/QCB