Ministro do Comércio e Indústra apresenta oportunidades de negócios

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 11 Março De 2021    17h56  
Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, discursa na II Reunião do Comité de Pilotagem
Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, discursa na II Reunião do Comité de Pilotagem
Pedro Parente

Luanda - O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, apresentou hoje, ao embaixador de Angola na Arábia Saudita e ao de França acreditado em Angola, as oportunidades de negócios existentes no país, nos domínios da agricultura, agro-indústria e logística e distribuição.

Na audiência concedida aos diplomatas, Frederico Cardoso (Angola) e Daniel Vosgien (França), em separado, Victor Fernandes apresentou também as possibilidades de negócio no processo de privatização de activos do Estado, no domínio da indústria e do comércio.  

Em declarações a jornalistas, no final das audiências, o ministro disse que dentre os projectos elencados constam alguns do domínio alimentar - áreas em que a Arábia Saudita investe muito e tem grande potencialidade na segurança alimentar.

Em relação ao sector industrial, o governante disse que apresentou as indústrias em vias de privatização no país, bem como oportunidades industriais em vários domínios como da madeira, produção da mandioca, da pasta de papel, que podem interessar os empresários sauditas.  

Sobre a conversa com o embaixador Daniel Vosgien, da França, Victor Fernandes realçou que a tratou de assuntos sobre a cooperação no ramo do comércio e indústria. 

O embaixador francês, disse o responsável angolano, classificou a balança comercial entre Angola e França de deficitária, por esta altura. “ Angola neste momento tem maior volume de exportação para França do que o inverso, onde grande parte da exportação angolana é petrolífera”.  

Em função dessa realidade, os dois responsáveis manterão contactos permanentes no sentido de se estudar as formas de atracção de investimento francês para Angola, nas novas aéreas em identificação. 

O ministro do Comércio e Indústria disse que informou  a Daniel Vosgien reformas no campo legislativo no domínio das infra-estruturas a fim de atrair empresários franceses do agro negócio, indústria da logística.

Para o diplomata francês, prosseguiu o ministro angolano, preocupa-lhe questões ligadas ás taxas alfandegárias de alguns produtos no país. 

Victor Fernandes aproveitou a ocasião para convida os empresários franceses a participarem nos concursos públicos de alienação de activos do Estado, sobretudo na cadeia de distribuição alimentar, como são os casos da rede dos “Supermercados Kero”, “Nosso Super” e “Kandando”, que será lançado nos próximos meses, fruto da experiência internacional francesa neste domínio.  





+