Ministro apela cautelas na implementação de projectos mineiros

     Economia           
  • Lunda Norte     Quinta, 27 Abril De 2023    13h54  
Ministro dos Recursos Mineirais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo
Ministro dos Recursos Mineirais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo
Francisco Miúdo

Dundo- O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, aconselhou esta quinta-feira, os empresários do subsectores dos diamantes a terem cautelas na escolha das área para implementação de um projecto mineiro.

O ministro fez este apelo durante o acto central do Dia do Trabalhador Mineiro,  sublinhando que "a actividade mineira é de muito risco, de capital intensivo,  rigidez vacacional e de longo prazo de maturação de investimentos" que requer cautelas por parte dos investidores.

"É preciso ter muita cautela com os calculos dos recursos, cuidado ao escolher onde fazer a abertura da mina e instalar a central de tratamento,  sob pena de os níveis de produção e rentabilidade não foram satisfatórios ", frisou.

Por outro lado, apelou as empresas mineiras a prestarem uma atenção especial as questões ambientais e a melhorarem os programas de responsabilidades sociais, para que o impacto da produção seja positivo.

Exortou as minas a contribuírem no surgimento de cooperativas agrícolas,  para o fomento da agricultura familiar.

O Dia do Mineiro ficou marcado com a inauguração da mina da Sociedade Mineira do Yetwene, que em média,  produzirá 10 mil quilates de diamantes/dia.

A mina gerou cerca de 217 empregos directos e mais de 300 indirectos. HD





+