Ministro anuncia segunda fase das infra-estruturas integradas para Soyo

     Economia              
  • Zaire • Quinta, 18 Julho de 2024 | 18h59
Ministro das obras públicas, Carlos Alberto dos Santos, constata obras no troço Nzeto/Soyo
Ministro das obras públicas, Carlos Alberto dos Santos, constata obras no troço Nzeto/Soyo
DR

Soyo - A segunda fase do projecto das infra-estruturas integradas para a cidade do Soyo, província do Zaire, terá início em 2025, anunciou, esta quinta-feira, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos.

Segundo consta, a primeira fase desta empreitada, que data há anos, consistiu na melhoria da rede do sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, reforço da iluminação pública e domiciliar, pavimentação de algumas ruas e construção de passeios, entre outras intervenções.

Em visita de trabalho de três dias ao Zaire, o ministro avançou que o pacote da segunda fase das infra-estruturas integradas será inserido no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2025, estando já a decorrer trabalhos de levantamento técnico no terreno.

Sublinhou que a empreitada incidirá, fundamentalmente, no troço principal de acesso à zona urbana do Soyo que parte do bairro Pângala até ao Nó da pista do aeroporto Comandante Ndozi, numa extensão de aproximadamente 12 quilómetros.

Enquanto isso, o governante anunciou que trabalhos provisórios de macro-drenagem serão feitos em breve, neste troço, para minimizar os efeitos das inundações e de transbordo das águas das chuvas às residências e aos estabelecimentos próximos.

“Aproxima-se a época das chuvas, pelo que é importante que alguns trabalhos de desassoreamento de valas de drenagem e passagens hidráulicas sejam feitos para minimizar as consequências nefastas”, enfatizou o ministro.

Por sua vez, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, que acompanha o ministro nesta visita, disse acreditar que com esta medida será regularizado o tráfego rodoviário neste troço Pângala/Nó do aeroporto Comandante Ndozi.

“Fomos informados que algumas intervenções serão feitas para desafogar o tráfego rodoviário neste troço, numa primeira fase, algo provisório, enquanto se aguarda que o mesmo seja inscrito no OGE/2025, para daí fazer-se uma coisa definitiva”, referiu.

A visita do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação teve início no município do Nzeto, onde constatou as obras da construção da ponte na zona dos mangais que, segundo o governador do Zaire, decorrem a bom ritmo, a cargo da construtora Mota-Engil Angola. 

Carlos Alberto dos Santos, em companhia de técnicos do seu sector avaliou, ainda, os trabalhos de reabilitação dos restantes 30 quilómetros de uma das faixas da via expressa Nzeto/Soyo, uma empreitada que retomou em Junho de 2023 e com a duração de 24 meses.

A visita do ministro estender-se-á aos municípios de Mbanza Kongo, Nóqui e Cuimba, onde vai radiografar o estado actual das estradas nacionais desta parcela do território nacional. PMV/JL

 

 





+