Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra das Pescas advoga mudança do paradigma da economia azul

     Economia              
  • Luanda • Terça, 01 Outubro de 2024 | 22h04
Ministra das pescas e recursos marinhos, Carmen do Sacramento Neto
Ministra das pescas e recursos marinhos, Carmen do Sacramento Neto
Domingos Cardoso-ANGOP

Luanda – A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen dos Santos, defendeu, em Espanha, a necessidade de se mudar o paradigma de acção da economia azul de "dentro para fora", com o reforço da responsabilidade dos países a nível nacional.

Ao intervir, num dos painéis do XII Congresso Internacional da Conxemar, que decorreu na cidade de Vigo (Espanha), a governante referiu que os países em desenvolvimento têm iniciado as suas responsabilidades a nível nacional, passando-as de seguida aos países desenvolvidos, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta terça-feira.

Sublinhou que a evolução das políticas públicas do sector das pescas devem estar alinhadas ao desenvolvimento mundial.

Afirmou aque a actividade pesqueira tem uma tónica específica a nível mundial estreitamente ligada à sustentabilidade, em três componentes fundamentais: económica, social e ambiental.

Disse que uma nova componente relacionada com as políticas para o mar e a sustentabilidade do crescimento azul tem merecido a atenção de Angola.

Sob o lema "Responsabilidade para o futuro", o XII Congresso Internacional da Conxemar foi realizado em parceria com Associação Espanhola de Grossistas, Importadores, Exportadores e Transformadores do Ramo Pesqueiro e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

O evento, que decorreu durante o 25° aniversário da Conxemar, teve como destaque a análise do "Relatório Sofia 2024", documento que reflecte as perspectivas mundiais do sector das pescas, apresentando a gestão sustentável dos recursos pesqueiros.

Esse Relatório promove também a transição para um sistema alimentar responsável e espelha as inovações na cadeia de valores e as alterações climáticas.

A participação da ministra Carmen dos Santos como oradora no XII Congresso Internacional da Conxemar enquadrou-se na sua visita de trabalho de três dias à cidade de Vigo, onde manteve encontros separados com o seu homólogo de Espanha, Luis Planas, e com o ministro Regional das Pescas, Alfonso Villares.

A governante angolana visitou o Instituto Marítimo Politécnico do Atlântico, o Porto de Vigo, pavilhões de aquicultura e centros de produção e processamento de produtos do mar, da empresa Nova Pescanova.

Durante o evento, foram igualmente analisadas temáticas ligadas aos objectivos de desenvolvimento sustentável, particularmente associadas aos desafios e oportunidades no âmbito agrícola e de aquicultura.

Nos 25 anos de história da Conxemar, é a primeira vez que esse Congresso contou com a intervenção directa de uma entidade angolana. QCB





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+