Luanda – A ministra das Finanças, Vera Daves, pediu, hoje, quinta-feira, aos gestores públicos, rigor no cumprimento das obrigações contratuais com prestadores de serviço, "para se evitar a deterioração das contas dessas empresas por falta ou atrasos de pagamentos".
“Devemos, ao longo deste processo de reforma do sector empresarial, reflectir profundamente e tomar as medidas necessárias para que as unidades orçamentais que contratam os serviços dessas empresas honrem efectivamente em tempo certo com os seus compromissos”, aconselhou.
Vera Daves, que falava durante o encerramento da sessão de na apresentação do Roteiro para Reforma do Sector Empresarial Público (SEP), exortou para o engajamento de todas as partes interessadas que sejam os accionistas, os órgãos de superintendência, os gestores e os parceiros privados e internacionais.
“Para se cumprir os objectivos a que nos propormos, mormente uma alocação mais eficiente dos recursos postos à disposição das empresas e a eficácia das suas acções conducentes, temos que adoptar um modelo de governação mais favorável à prossecução destes e aprofundar a profissionalização das empresas do SEP ”, disse.
Acrescentou que se inicia uma nova trajectória em direcção à visão pretendida para o sector empresarial público, que “só se alcançará se não se temer às reformas e manter-se confiantes que as mesmas certamente nos darão um sector empresarial mais robusto, eficiente, competitivo e capaz de proporcionar o retorno adequado”.
No seu discurso a governante referiu que com esse exercício se poderá prestar melhor serviço público possível e ter-se a maior rentabilidade para o bem de todas as partes interessadas.
“Este foi um exemplo de grande relevância para o sector empresarial público angolano, que determinará o inicio do aprofundamento das medidas de reformas pretendidas para este sector que tem um grande potencial, e acreditamos impactar de forma positiva a nossa economia”, frisou.