Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministra considera positivos primeiros dias de Angola nas reuniões do BM e FMI

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 23 Outubro de 2024 | 21h23
Ministra das Finanças, Vera Daves
Ministra das Finanças, Vera Daves
Quinito Bumba - ANGOP

Washington (Do enviado especial) - A ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, considerou esta quarta-feira, em Washington, positivos os primeiros três dias da participação de Angola nas reuniões anuais do Grupo Banco Mundial (GBM) e FMI.

Na opinião da governante, os encontros permitiram reforçar a parceria bilateral entre o país e as instituições de Bretton Woods, em vários domínios da actividade socioeconómica.

Em entrevista à imprensa angolana (ANGOP, RNA e Jornal de Angola) para avaliar os primeiros desenvolvimentos do certame, que termina sábado (26), a governante referiu-se ao desdobramento da comitiva em vários encontros bilaterais, nesse período, com Ministério das Finanças focado no FMI, enquanto o do Planeamento e o BNA estiveram “virados” ao Banco Mundial.

Entre outras actividades, realçou a participação de Angola na reunião da equipa do Grupo Banco Mundial (GBM) que serviu para avaliar o progresso da carteira de projectos financiados por esta instituição, apurar a margem ou a possibilidade de o país ter mais financiamentos e projectar o futuro da parceria bilateral.

Nesse encontro, referiu, ficou patente que Angola vai continuar a contar com o apoio destas instituições em questões ligadas à tesouraria, com reformas associadas.

O aumento da alocação de recursos financeiros ao sector da educação, para construção de infra-estruturas e capacitação permanente de quadros, também foi um dos assuntos que dominou a reunião.

A ministra apontou igualmente o acesso à água potável e  electricidade e a concepção de garantias para que os privados desenvolvam projectos ligados às Parcerias Público-Privados (PPP) como temas que mereceram a atenção na reunião.

Nos primeiros três dias, realce também para o encontro com o departamento do Tesouro norte-americano, durante o qual as partes avaliaram a assistência técnica que Angola tem recebido desta instituição, quer no domínio da gestão da dívida, quer no combate ao branqueamento de capitais.

Vera Daves fez ainda referência ao contacto com o departamento dos assuntos fiscais, no qual o Ministério das Finanças manifestou o interesse em contar com a assistência técnica na gestão de tesouraria, migração internacional de contabilidade pública e preparação, programação e gestão da carteira de investimentos públicos.

Nesta quarta-feira (23), a titular do pelouro das Finanças foi oradora num encontro sobre o sistema alimentar agrícola como motor de crescimento sustentável e criação de emprego, a convite do vice-presidente para o Planeta do Banco Mundial, Juergen Voegele.

A temática abordou os desafios crescentes no sistema alimentar global e a promoção de um sistema alimentar sustentável com maior oportunidade de emprego, tendo em vista a mobilização de capital privado.

O programa do evento reserva, ainda para esta quarta-feira, várias actividades, com realce para a 4ª Reunião dos Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais do G20 (FMCBG), a análise dos principais projectos e iniciativas a serem financiados nos Mercados de Capital de Dívida, Financiamento Híbrido, Financiamento Climático e outras soluções de financiamento.

A delegação angolana é chefiada pelo ministro do Planeamento, Hugo Guilherme, e integra, entre outras individualidades, a titular das Finanças, Vera Daves, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA) e governador suplente junto do FMI, Manuel Tiago Dias, e o presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, Armando Manuel, para além de representantes da banca nacional e especialistas.

As reuniões anuais do Grupo Banco Mundial (GBM) são um conjunto de eventos em que participam líderes influentes de governos, empresas, organizações internacionais, sociedade civil e academia em busca de soluções para os desafios de desenvolvimento económico e sustentabilidade que o mundo enfrenta. QCB/VC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+