Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministério da Economia revisa Balanço do I Trimestre do PDN-2022

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 05 Maio de 2022 | 16h16
Capital de Angola - Luanda
Capital de Angola - Luanda
Clemente dos Santos

Luanda - O Ministério da Economia e Planeamento (MEP) está a analisar os dados do Relatório de Balanço do I Trimestre de 2022 sobre o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), para dar o devido tratamento final, informou, esta quinta-feira, o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis.

O PDN 2018-2022 constitui o segundo exercício de planeamento de médio prazo realizado no âmbito do Sistema Nacional de Planeamento em vigor, na sequência do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017, e visa a promoção do desenvolvimento socioeconómico e territorial do País.

Falando no habitual Briefing do MEP, em Luanda, o governante sublinhou que a análise do relatório acontece depois de terminar a fase de recepção das informações provenientes dos sectores, em colaboração com os Gabinetes de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE) sectoriais, provinciais e municipais e provinciais.

Por outro lado, Milton Reis fez saber que se encontra também em fase de elaboração o relatório sobre Insegurança Alimentar (moderada e severa) no país, que tem por objectivo prestar informações sobre a temática, bem como monitorar o desempenho dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

O documento visa, igualmente, aferir a prevalência de insegurança alimentar moderada ou grave na população, com base na Escala de Experiência de Insegurança Alimentar (FIES) e nos resultados do Recenseamento Agro-pecuário e Pesca, para o país apresentar o indicador 2.1.2. dos ODS, por províncias e municípios.

Adiantou que o relatório vai permitir conhecer a situação da insegurança alimentar na população e nos agregados familiares, residentes na área urbana e rural, apresentar a Escala de Experiência de Insegurança Alimentar (FIES) em Angola a nível dos municípios para melhor monitorar os ODS 2.1.2.

Segundo o responsável, deverá igualmente contribuir para uma melhor análise dos dados existentes sobre segurança alimentar e nutricional, bem como produzir estatísticas oportunas e confiáveis sobre insegurança alimentar comprováveis com as metodologias internacionais.

Milton Reis destacou a participação de Angola no 7º Fórum do Conselho Económico e Social sobre Financiamento para o Desenvolvimento (ECOSOC-FFD), realizado de 25 a 29 de Abril, tendo os participantes concluído que a mobilização de financiamento suficiente continua a ser um grande desafio na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Considerou que se impõe melhorias no mecanismo de partilha dos progressos alcançados dentro e entre os países.

Por fim, reafirmou a determinação de os países em desenvolvimento em continuar a intensificar os esforços para a implementação completa e oportuna da Agenda de Acção de Adis Abeba, da 3ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, bem como da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+