Sumbe – O Ministério da Economia e Planeamento está a estabelecer, no município da Quilenda, província do Cuanza Sul, uma cadeia que visa facilitar o escoamento dos produtos dos campos para os consumidores finais, soube hoje a Angop.
Para o efeito, uma equipa técnica do Ministério, coordenada por Ercília Seichas, visitou algumas fazendas e campos agrícolas de produtos prioritários, como o milho e o feijão, assim como os produtores de carne caprina e suína.
Após a visita, a responsável fez saber que o objectivo é facilitar os produtores, bem como promover serviços motorizados, para que pequenas quantidades também possam chegar aos consumidores.
Em entrevista à Rádio Cuanza Sul, disse que mais de 30 projectos já beneficiaram do apoio do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), entre cooperativas e empresários do Cuanza Sul.
Encorajou os agricultores e criadores de gado a continuarem a trabalhar com afinco, para garantirem produtos nacionais em quantidades suficientes.
“Este trabalho tem três objectivos, nomeadamente, o fomento da produção local e provincial, o registo da produção existente (saber quem são os produtores e que quantidades produzem) e a formalização das actividades dos que exercem actividade económica de uma forma geral”, rematou.
Por sua vez, os agricultores e criadores da Quilenda mostraram-se optimistas na facilidade de escoamento dos seus produtos dos campos para as áreas de comercialização.
Entretanto, o mau estado de algumas vias continua a preocupar os munícipes, numa altura em que já começou a época chuvosa, na província do Cuanza Sul.