Luanda - O Ministérios das Finanças (Minfin) anuncia, para o dia 18 deste mês de Janeiro, a abertura de candidaturas para a disponibilização de 360 vagas para a Administração Geral Tributária (AGT), concretamente para três regiões tributárias e Luanda (sede).
Depois de aprovado em Decreto Presidencial nr.325/14, de 15 de Dezembro, justifica-se a necessidade da abertura deste concurso externo para atender o reforço do pessoal da AGT, de acordo com o despacho do MinFin a que ANGOP teve esta sexta-feira acesso.
No Despacho nr.10, de 10 de Janeiro, 2023, a ministra das Finanças, Vera Daves, procede ao anúncio da abertura do referido concurso para preenchimento das 360 vagas disponíveis.
Segundo o informe, com as Regiões Tributárias 5ª, 6ª e 7ª estão disponíveis vagas para as províncias do Bié (7), Namibe (10), Huíla (10), Cunene (36), Cuando Cubango (34), Lunda Norte (22), Lunda-Sul (21), Moxico (27) e Luanda-sede (20).
As profissões a recrutar, para 310 vagas, estão ligadas as especialidades de técnicos de navegação e controlo aduaneiro, de fiscalização aduaneira, de contencioso (aduaneiro e fuscal), de inspecção aduaneira e fiscalidade e contabilidade.
Outras 40 vagas serão preenchidas por técnicos ligados à operação de scannes e raio-x, de CCTV.
Enquanto outros 10 lugares estão disponíveis para técnicos informáticos, com valência em administração de sistemas, levantamento de requisitos de base de dados e desenvolvimento do sistema de infra-estruturas.
O concurso de ingresso será conduzido pela Escola Nacional de Administração e Politicas Públicas (ENAPP E.P).
De acordo com o cronograma, o processo termina no dia 5 de Junho de 2023, cumprindo várias fases.