Dubai (Do enviado especial) -A empresa de energias renováveis dos Emirados Árabes Unidos, Masdar, vai desenvolver um projecto para a construção de um parque solar de 150 MW no município do Quipungo, província da Huíla, anunciou este sábado, o ministro da Energia e Águas, Baptista Borges.
O projecto criará até 600 empregos directos e fornecerá energia eléctrica limpa para 90 mil residências na região com desafios significativos no fornecimento de electricidade.
Assinado à margem da COP 28, o contrato prevê que o projecto apoiará significativamente o objectivo de Angola em aumentar a taxa de electrificação nacional para mais de 50 por cento, até 2027.
Segundo o governante, é um investimento privado e terá uma capacidade solar que vai permitir atender não só a região onde ele se insere, como também vai permitir escoar capacidade para a província do Namibe.
“Nesta região sul do país há uma escassez significativa de oferta de energia e onde ainda utilizamos a energia térmica, portanto vai ser também uma substituição para energia limpa”, esclareceu.
Baptista Borges explicou que a Masdar vai fornecer energia à rede pública e aos consumidores privados e o fornecimento vai ser assegurado pela rede pública.
Avançou que será regido por um contrato de aquisição de energia que será assinado proximamente entre a Rede Nacional de Transporte (RNT) e o Operador do Parque.
O contrato assinado, pela parte angolana por Baptista Borges e pela Masdar, Mohamed Jameel Al Ramahi, prevê a concessão de 25 a 30 anos. VIC