Luanda - O ministro da Energia e Águas (MINEA), João Baptista Borges, trabalha desde quinta-feira nos Emirados Árabes Unidos (EAU), para abordar questões ligadas à produção de energias renováveis com empresas deste país asiático.
Segundo uma nota de imprensa enviada à ANGOP, a delegação angolana efectua uma visita de trabalho de cinco dias aos EAU, para encontros técnicos de trabalho, com particular destaque para conversações com a empresa MASDAR.
Na primeira reunião desta sexta-feira, a MASDAR anunciou que vai investir em Angola cerca de 500 MW de energias renováveis nos próximos anos, em locais pré-identificados, à luz de um Memorando de Entendimento assinado com o Governo angolano, aquando da visita do Presidente João Lourenço aos EAU, em Dezembro de 2021.
Segundo a nota de imprensa, o projecto será concretizado no âmbito do estabelecimento de um acordo comercial para investimento privado das entidades dos Emirados Árabes Unidos.
O documento diz que, neste momento, decorre a concertação a nível técnico entre as partes, a fim de se equacionar as questões pendentes e definir-se as acções futuras para que o projecto de implantação de energias limpas da companhia tenha andamento.
Além da MASDAR, o ministro da Energia e Águas (MINEA) teve um encontro com o director-geral da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), Francesco La Camera, com quem tratou de questões relativas à cooperação entre Angola e aquele organismo criado a 26 de Janeiro de 2009.
A IRENA comprometeu-se em dar suporte técnico e acesso a financiamentos de projectos no quadro das energias renováveis.
Angola aderiu ao IRENA desde a sua fundação e tem participado nas reuniões convocadas pela instituição vocacionada para a promoção da cooperação no domínio e desenvolvimento do uso das tecnologias das energias renováveis.
João Baptista Borges, que esteve acompanhado pelo embaixador de Angola nos EAU, Albino Malungo (representante permanente junto da IRENA), convidou, formalmente, a entidade máxima da referida agência para assistir à inauguração do Centro de Energias Renováveis e de Eficiência Energética da África Central (CEREEAC), a acontecer em finais de Janeiro de 2023, em Luanda.